Como conservar alguns alimentos por mais tempo - Parte 2

Confira a segunda parte da lista de dicas sobre como conservar seus alimentos por mais tempo:

TOMATE

Armazene os tomates em temperatura ambiente, não os coloque em sacos plásticos, pois isso os fará estragar mais rápido. O resfriamento impede que ele amadureça direito diminuindo a suculência características dos tomates vermelhinhos. Sem contar que maduro, seu gosto adocicado se intensifica, assim como a presença de compostos como o licopeno (antioxidante natural). Só dever ir para a geladeira quando estiverem bem maduros.

BATATA

Manter uma batata na temperatura fria da sua geladeira vai transformar seu amido em açúcar mais rapidamente, de modo que você vai ficar com uma batata doce e dura. Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa. Sacos de papel funcionam melhor do que plástico porque deixam a batata respirar mais, de forma que ela não apodrece tão rápido. Tudo isso vale para a batata-doce também.

CEBOLA

Se você colocar cebolas na geladeira, a umidade acabará por deixá-las macias e mofadas. Mantenha suas cebolas em um lugar fresco e seco. Assim como a batata, precisa de oxigênio para manter a consistência. Porém não pedem ser armazenados juntos, pois, a troca de gazes acelera a deterioração de ambos.

ALHO

É um campeão de longevidade se as cabeças forem mantidas inteiras em temperatura ambiente, com ventilação ao redor podem durar até dois meses. Mas no refrigerador sua vida útil diminui muito. O frio estimula a formação de broto, podendo ficar borrachudo e mofado.

 

Elaboração: Vanessa Regina Berenhauser - DS
Fonte: