Como conservar alguns alimentos por mais tempo - Parte 3

Confira, a seguir, a terceira e última parte da lista de dicas sobre como conservar seus alimentos por mais tempo:

OVOS

Devem ser armazenados nas prateleiras superiores da geladeira e jamais em sua porta, pois a variação de temperatura do abrir e fechar faz com que os voos estraguem mais rápido. As sacudidas constantes ainda promovem o aparecimento de fissuras que favorecem o desenvolvimento de micro-organismos.

CARNES

O ideal é que sejam separados em pequenas quantidades e congelados, respeitando sua data de validade. Utilizar embalagens que possibilitem a retirada do ar também ajuda na conservação, visto que a grande parte dos micro-organismos necessita de oxigênio para se reproduzir. Atenção: Alimentos temperados tendem a durar menos quando armazenados.

ENLATADOS

Guardar o que sobra em um recipiente limpo, com tampa e transparente. O líquido da conserva possui a quantidade ideal de sal e conservantes - por isso não deve ser jogado fora ou substituído. As  tampas dos potes devem estar bem fechadas a fim de dificultar a contaminação cruzada (a que passa de um alimento para outro ou do ar para o alimento) e os odores indesejáveis.

 

Elaboração: Vanessa Regina Berenhauser - DS
Fonte: