Semana Nacional e Estadual da Conciliação

A Semana Nacional e Estadual da Conciliação é um marco anual das ações do Conselho Nacional de Justiça e dos tribunais para fortalecer a cultura do diálogo e tem por objetivo disseminar a cultura da paz e do diálogo, desestimular condutas que tendem a gerar conflitos e proporcionar aos conflitantes uma experiência exitosa de conciliação.

Trata-se de campanha, realizada anualmente, que envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito. A medida faz parte da meta de reduzir o grande estoque de processos na justiça brasileira, pois a conciliação vem se consolidando como uma alternativa eficaz, rápida e satisfatória para solucionar diversas causas.

Podendo a parte ou o advogado desejar incluir o seu processo na pauta da Semana Nacional e Estadual da Conciliação, deverá solicitar diretamente na Vara ou Juizado que tramita a ação.

Além dos mutirões realizados nas Unidades Judiciárias que aderirem à Semana Nacional e Estadual da Conciliação de 2015, com o logo "O CAMINHO MAIS CURTO PARA RESOLVER SEUS PROBLEMAS", como evento paralelo, a Secretaria do Conselho Gestor dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos irá realizar na Capital, no período de 23 a 27 de novembro, nas dependências do Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria, o Mutirão Extraprocessual com a participação de entidades dispostas a oferecer benefícios à população na recuperação de créditos.

  • Coordenador Estadual dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos;
  • Subcoordenadora dos Programas Alternativos de Solução de Conflitos;
  • Secretaria do Conselho Gestor e Programas Alternativos de Solução de conflitos.
Os trabalhos serão supervisionados pelo magistrado coordenador responsável pelo evento.