Como desenvolver Competências Gerenciais

Conforme vimos na dica anterior, o TJSC considera importante que seus gestores desenvolvam e apresentem as seguintes Competências Gerenciais: comunicação, planejamento, desenvolvimento de equipes, gestão de processos de trabalho, gestão do conhecimento, gestão de competências e clima organizacional.

No cenário profissional atual, segundo Perrenoud (2013), o desenvolvimento de competências não é uma escolha, mas uma condição, sendo cada vez mais raras organizações nas quais se consegue sobreviver sem aprender.

Após identificadas as competências necessárias aos gestores e seus potenciais sucessores, é hora de buscar meios disponíveis que possam contribuir para o seu desenvolvimento. Na página sobre as Competências Gerenciais, no Portal do Servidor, estão disponibilizadas sugestões de cursos, leituras e vídeos, de livre acesso, relacionadas a cada competência gerencial. Contribuindo para o mesmo fim, as Dicas de Gestão também têm o propósito de orientar para o desenvolvimento dessas competências e o programa Conexão de Gestores o de possibilitar a troca de experiências entre gestores em um grupo vivencial. Para saber mais sobre estas ações, consulte o Portal do Servidor.

O desenvolvimento de Competências Gerenciais conduz ao autoconhecimento e à reflexão, estimula a melhoria do desempenho e contribui para a efetividade organizacional no que diz respeito ao planejamento e alcance de resultados.

Fique atento! O desenvolvimento não se limita somente à realização de cursos de formação ou capacitação. Ele deve ser compreendido de forma mais ampla e direcionado também ao contexto comportamental, considerando necessidades, expectativas e metas pessoais, da equipe e da organização.

Nesse contexto, a comunicação é fator fundamental para o desenvolvimento dos gestores. Abordaremos este tema na próxima dica!

Elaboração:
Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas E-mail: dgp.ddp@tjsc.jus.br
 
Referência:
PERRENOUD, P. Desenvolver competências ou ensinar? A Escola que prepara para a vida. Porto alegre: Penso, 2013.