Psicofobia

Psicofobia é o preconceito voltado às pessoas portadoras transtornos psiquiátricos e deficiências intelectuais. Esse termo foi criado pela Associação Brasileira de Psiquiatria para evitar que aqueles que sofrem com esses distúrbios sejam afastados do convívio social e para que, quando são diagnosticados, não tenham vergonha de buscar ajuda médica.

As pessoas que apresentam quadros clínicos como a depressão, a ansiedade e a esquizofrenia, por exemplo, necessitam não somente de tratamento especializado, como também de apoio e compreensão, tal qual ocorre com qualquer outra dificuldade de saúde, seja física ou psicológica.

Preconceitos afetam a autoestima e interferem negativamente no tratamento dessas enfermidades que, por si só, geram grande sofrimento. Os transtornos psiquiátricos e as deficiências intelectuais atingem cerca de 50 milhões de pessoas no Brasil. A busca por informações e por conscientização é uma atitude simples que pode ajudar a mudar uma cultura de exclusão.

Rosenberg escreveu: "A empatia é a compreensão respeitosa do que os outros estão vivendo!"

O combate à psicofobia depende de cada um de nós.

Elaboração: Adriana O. Romer - Assistente social da SAIS - CRESS 1420
Erika Medeiros Braz  - Psicóloga da SAIS - CRP 12/03939
Juliana Schlickmann Barcelos - Psicóloga da SAIS - CRP 12/07485
Bibliografia
Associação Brasileira de Psiquiatria. Campanha: Psicofobia - Seu preconceito causa sofrimento. Disponível em: https://www.psicofobia.com.br/
Como ter melhores conversas. Revista Vida Simples. São Paulo, 2016. Ed.: 168.
PEREIRA, L. F. ; GOMES, K.M. O olhar do paciente do CAPS II sobre a psicofobia. Revista de Extensão da Unesc, v. 2, n. 1, 2017 | ISSN - 2448-4245.
www.huffpostbrasil.com
www.bvsms.saude.gov.br