Tempo de mudanças

Em meio aos acontecimentos atuais, em que alterações de comportamento são necessárias, você pode ter se deparado com o seguinte questionamento: por que é tão difícil mudar?

A resposta está intimamente ligada à capacidade do nosso cérebro de se alterar de acordo com novas experiências: a neuroplasticidade.

Imagine um caminho que é trilhado todos os dias. Nele, a grama é mais baixa e algumas lajotas foram colocadas para facilitar o acesso. É mais rápido transitar por ele do que desbravar outros caminhos. Assim também funciona com a nossa mente! Ao repetirmos sempre um mesmo comportamento, ele se torna um hábito, e hábitos permitem a diminuição do tempo e da energia necessários para executar determinada tarefa.

Para que um comportamento seja automatizado é preciso repeti-lo diariamente por, no mínimo, vinte e um dias. Quanto mais reforçarmos um comportamento, mais fácil de ele se tornar um hábito.

Uma dica importante para auxiliar no processo de mudança é detectar qual o gatilho que nos leva a agir de determinada maneira. Por exemplo, checar constantemente as notícias sobre o coronavírus aumenta minha ansiedade e, assim, ingiro mais alimentos. Nesse caso, reduzir a frequência com que eu acesso as mídias, ou até deixar de fazê-lo, pode ser fundamental para o êxito da dieta ou da manutenção de uma rotina alimentar saudável.

Lembre-se! Procure mudar um comportamento por vez. Isso aumenta as chances de sucesso!

Comece agora. Quanto mais cedo você agir, mais cedo conseguirá mudar.

Fonte: DUHHIG, C. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. São Paulo: Objetiva, 2012.