Este, esse, aquele (e derivados)

São pronomes demonstrativos que situam o substantivo no espaço, no tempo ou no próprio texto.

No espaço

Este - indica pessoa ou coisa próxima de quem fala: "Este livro" (que eu tenho aqui); e também o local em que se está: "Este país" (em que estou).
Esse - indica pessoa ou coisa próxima do interlocutor: "Esse livro" (que você tem aí); e também o local de que se acabou de falar: "A Espanha venceu a última Copa. Esse país enfrenta hoje uma de suas maiores crises econômicas".
Aquele - indica pessoa ou coisa afastada de quem fala e de quem ouve: "Aquele livro" (que está na estante da sala). "Você está vendo aquela estrela?".

No tempo

Este - refere-se ao presente: "Este ano" (2013), "Este mês" (o mês atual, outubro), "Esta gestão" (que ainda não terminou).
Esse - refere-se a algo que já passou: "Esse tempo que não volta mais"; e também ao tempo de que se acabou de falar: "Chegou a São Paulo em 1954. Nesse ano foi comemorado o centenário da cidade".
Aquele - refere-se igualmente a um tempo passado: "Aquelas férias foram as melhores da sua vida".

No texto

Este - remete ao que se vai enunciar (algo ainda não revelado): "Estas palavras que irei dizer revelam um pouco de mim: paciência e fé". "Este é o melhor remédio: fazer atividade física".
Esse - remete ao que já foi enunciado: "Paciência e fé. Essas palavras revelam um pouco de mim". "Fazer atividade física, esse é o melhor remédio". "Comprou um celular e logo percebeu que não podia viver sem esse `brinquedo'".

No texto, ainda

Este - identifica, numa oração, o termo mais próximo: "Eram duas irmãs, Josefa e Maria; esta (Maria), advogada".
Aquele - identifica o termo mais distante: "Eram duas irmãs, Josefa e Maria; aquela (Josefa), jornalista".