2ª dica sobre o uso de medicamentos

Tome os seus medicamentos sempre no mesmo horário.

É aconselhado tomar os medicamentos (comprimidos, pílulas...) sempre no mesmo horário (exceto se o médico indicar de outra forma) para ter uma concentração regular do fármaco no organismo e respeitar o ritmo cronobiológico do corpo. Isso é baseado na farmacocinética do medicamento.

Alguns medicamentos devem ser tomados em um horário específico do dia (utilize como referência a posologia indicada pelo médico), como é o caso da cortisona.

Os anti-histamínicos devem ser tomados à noite (para evitar a fadiga durante o dia).

Os hormônios tireoidianos devem ser tomados diariamente e sempre no mesmo horário, de preferência logo após acordar e em jejum.

Os anticoncepcionais devem ser tomados diária e religiosamente no mesmo horário. Lembre-se, esquecer o anticoncepcional um único dia já quebra todo o mecanismo de proteção contra a gravidez. Se você não lembrou num dia, tem até 12 horas para tomar. Quanto maior o tempo de esquecimento, maior o risco.

O melhor horário para administrar o antilipidêmico (medicação para o aumento da produção do colesterol e triglicerídeos) é ao deitar, pois o pico da biossíntese do colesterol ocorre entre 0h e 2h.