Alimentos recomendados para o hipertireoidismo

Hipertireoidismo é uma doença endócrina caracterizada pelo excesso de produção de hormônio pela glândula tireoide. Possui sintomas como tremor, palpitações, nervosismo, perda de peso involuntária e variações de humor. Uma dieta adequada pode fornecer os nutrientes necessários e reduzir os sintomas incômodos do hipertireoidismo.

Que alimentos ingerir?

Essa dieta deve incluir grãos integrais, proteínas magras e gorduras saldáveis. Frutas, verduras e legumes devem ser os ricos em antioxidantes, tais como morango, kiwi, ameixa vermelha, tomate, espinafre, couve e abóbora.

Também é recomendada uma dieta que contenha ômega 3, presente em alguns peixes, sementes e frutos secos, que pode melhorar a função imunológica e minimizar a inflamação, e alimentos ricos em proteínas tanto animais quanto vegetais.

Que alimentos evitar?

Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide. Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína.

Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados. Os açúcares adicionados, como o açúcar de cana, o açúcar mascavo, o mel e os de determinados xaropes também podem agravar o hipertireoidismo.