A importância de uma exposição solar equilibrada

A exposição solar em excesso está comprovadamente associada ao desenvolvimento  de câncer de pele. Por outro lado, a exposição em quantidade adequada possibilita uma produção equilibrada de vitamina D, que depende da incidência de raios solares sobre a superfície da pele. A vitamina D atua na manutenção da saúde dos ossos, prevenção de câncer, regulação do sistema autoimune, estabilização das variações de humor entre outras.

O raio solar produtor de vitamina D é o UVB, presente nas horas mais intensas de irradiação. Ele é filtrado pelo vidro e pelos protetores. Um protetor FPS 8 é eficiente em diminuir até 95% dos raios solares UVB incidentes.

Os protetores solares à base de óxido de zinco são excelentes para proteção dos raios UVB e UVA. Não são absorvidos pela pele, o que confere segurança a efeitos colaterais sistêmicos.

Com o objetivo de prevenir os efeitos nocivos da exposição excessiva ao sol e obter efeitos benéficos da exposição equilibrada dos raios solares, sugere-se:

  • Proteger os olhos com óculos apropriados;
  • Sempre proteger o rosto do sol;
  • Expor braços e pernas por cerca de 15 minutos ao dia e logo após a exposição utilizar proteção física (roupa, sombra) e aplicar protetor solar, preferencialmente os protetores físicos a base de óxido de zinco; e
  • Anualmente, sugere-se ainda examinar a pele para avaliação de lesões cutâneas suspeitas, especialmente as pessoas de pele claras ou com maior número de manchas e pintas. Caso ocorra auto-observação de mudança nos padrões de manchas e pintas, procurar dermatologista imediatamente.

Elaboração: Dra. Graciela de Oliveira Richter Schmidt - DS