Colesterol : Perguntas e Respostas

Existem muitas dúvidas e mal-entendidos a respeito do colesterol. Esclareça-os agora:

Colesterol é doença?

De modo algum. Ele é um composto tão necessário ao organismo que grande parte é produzida pelo fígado. O restante é obtido por meio da ingestão de alimentos gordurosos. Mas o colesterol pode causar problemas quando a quantidade em circulação é alta e os excessos começam a se depositar no interior dos vasos sanguíneos, formando placas que prejudicam o fluxo de sangue.

Quais os principais tipos de colesterol?

Existem dois principais tipos de colesterol: o LDL e o HDL. O primeiro, se muito aumentado, está relacionado aos problemas cardiovasculares. O segundo atua eliminando a gordura que foi depositada na parede dos vasos.

Colesterol sempre é prejudicial à saúde?

Longe disso. O seu desequilíbrio é que causa problemas. Ele desempenha funções essenciais: integra a membrana das células, participa da produção de hormônios, colabora na síntese de vitamina D e de ácidos biliares.

Todos os tipos de colesterol obstruem os vasos?

Apenas o LDL, pois ele se infiltra nos vasos e forma placas de gordura que prejudicam o fornecimento de sangue ao coração e ao cérebro. Já o HDL é chamado de bom colesterol porque retira de circulação os excedentes desta substância e leva para o fígado, onde serão processados.

O colesterol é o único culpado por ataques cardíacos?

Não é o único. Ele é uma das causas da aterosclerose, que se caracteriza pelo endurecimento das artérias. Outros fatores colaboram para a deterioração dos vasos, como fumo, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo e estresse constante.

Quanto mais baixo o colesterol, melhor?

Depende. O ideal é manter os índices de LDL baixos, sem ultrapassar 150m mg/dl. Já para o HDL, valores altos protegem mais o coração. As taxas devem estar acima de 40 mg/dl para homens e 50mg/dl para mulheres.

Posso controlar meu colesterol apenas mudando o estilo de vida? Preciso de medicação para baixar o colesterol?

Nem sempre remédios são necessários para o controle do colesterol. Mas, quando os ajustes na rotina não são suficientes, é hora de apelar para a medicação, especialmente nos casos mais urgentes, quando os níveis estão altos demais, ou quando já há histórico familiar. 

Pessoas magras não possuem colesterol alto?

Depende. Quem tem tendência hereditária pode ter problemas de colesterol, independentemente do peso.

Problemas de colesterol só acometem o sexo masculino?

Não, tanto homens quanto mulheres podem ter o distúrbio. Acima dos 50 anos as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em ambos os sexos.

Alimentos que fazem o colesterol subir devem ser proibidos?

A tendência hoje não é banir nenhum produto da dieta, mas reduzir a quantidade e a frequência, além de privilegiar formas de preparo mais saudáveis, evitando gorduras vegetais hidrogenadas (trans) e preferindo as saudáveis, como os azeites.

Como posso aumentar meu HDL-colesterol?

Modificar o estilo de vida, fazer atividade física regularmente e ter hábitos alimentares saudáveis elevam os níveis do HDL-colesterol, e ajudam a reduzir o LDL-colesterol e os triglicérides.

 

Elaboração: Vanessa Regina Berenhauser - DS
Fonte: