Dicas para amenizar as dores após a atividade física

Se você pratica exercícios, certamente já sofreu com dores musculares que, na maioria da vezes, são uma resposta normal ao estímulo muscular. No treino de musculação, as fibras do tecido sofrem microlesões, o que pode causar dores agudas progressivas após o treino e que devem desapareceu em 72 horas.

Para conseguir bons resultados ao se exercitar, é importante mudar o treino periodicamente para que o corpo não se "acostume", uma vez que as fibras vão se habituando ao treino e, após alguns dias, você não sentirá mais dor.

Aquecimento

As dores pós-treino podem ser amenizadas com aquecimento antes da musculação e alongamento dos músculos após os exercícios! Comece um treino novo aos poucos, e vá acrescentando carga na medida em que for ficando mais resistente. Respeite os limites do seu corpo!

Alimentação

A alimentação também é importante para "blindar" o organismo e evitar dores. Dê preferência a alimentos ricos em proteínas (carnes magras, ovos, soja, peixe etc.), e os que contenham vitaminas C e E, que são anti-inflamatórias e antioxidantes (cereais integrais, óleos vegetais, sementes, oleaginosas, frutas cítricas, acerola etc.).

Outros cuidados

Para amenizar as dores, a aplicação de bolsa de gelo por 20 minutos no local pode ser bastante eficiente, assim como o uso tópico de cremes ou sprays próprios. Tenha cuidado com massagens realizadas por não profissionais, que podem agravar o problema, e por medicamentos - como relaxantes musculares e anti-inflamatórios - tomados sem prescrição.

Atenção! Se a dor após o treino for forte demais ou durar mais que três dias, você deve procurar um médico.

Elaboração: Vanessa R. Berenhauser - DS