Qualidade de Vida no Trabalho

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é o estado de bem-estar físico, emocional e ambiental, percebido por cada pessoa, a partir de sua satisfação com as atividades e relações desenvolvidas no ambiente profissional.

Quando a instituição, seus gestores e colaboradores se dedicam à melhoria da QVT, todos ganham, na medida em que se beneficiam do desenvolvimento do trabalho em harmonia, aliando estrategicamente interesses individuais aos da organização para um bem comum.  

Embora não exista receita pronta para atuar na melhoria da QVT, cuidar das pessoas, de forma preventiva e acolhedora, e oferecer suporte ao desenvolvimento pessoal e profissional é a melhor forma de contribuir para o bem-estar e a satisfação dos colaboradores.

Nesse contexto, o gestor tem papel fundamental na construção de relações interpessoais saudáveis e no engajamento da equipe, além de influenciar na saúde emocional dos colaboradores.

Mas como contribuir para o bem-estar de sua equipe? Eis algumas dicas:

  • Conheça o que motiva cada pessoa de sua equipe. É necessário conhecer a história, os sentimentos e as limitações de cada um para poder apoiá-los em suas jornadas profissionais.
  • Invista na qualidade da comunicação com a equipe. Um ambiente que permite a diversidade de opiniões, de forma objetiva e transparente, contribui para o desenvolvimento profissional.
  • feedbacks construtivos e constantes, fundamentais para o sentimento de confiança. Mas cuidado! É necessário que sejam realizados de maneira adequada pois, do contrário, podem ser prejudiciais para a saúde emocional dos colaboradores. Zele pelo respeito e mantenha o foco na orientação para o desempenho. As oportunidades de melhoria devem ser tratadas como um desafio positivo para ambos.
  • Promova novos desafios para que as pessoas possam explorar e desenvolver suas potencialidades.
  • Valorize as pessoas de forma justa, evitando privilégios ou afinidades.
  • Sempre que possível, favoreça a autonomia e a gestão participativa. Construir soluções em conjunto promove a integração, o fortalecimento das relações e o comprometimento.
  • Respeite o direito à desconexão, fundamental no momento em que predomina o trabalho não presencial. Ele consiste em poder usufruir do tempo fora do horário do expediente e contribui para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
  • Evite comportamentos autocráticos. Um gestor que não escuta sua equipe pode contribuir para o adoecimento físico e emocional dos colaboradores. O mesmo pode acontecer caso se comunique de forma agressiva ou se preocupe somente com os resultados.

Como vimos, o gestor é um dos responsáveis por promover a Qualidade de Vida no Trabalho. Mas a instituição também tem papel estratégico nesta construção.

Diante desse desafio, o Poder Judiciário de Santa Catarina lança o seu programa de Qualidade de Vida com o objetivo de desenvolver, estruturar e oferecer ações que favoreçam a qualidade de vida no trabalho para magistrados, servidores e estagiários.

Alinhado à Política Nacional de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário, as principais linhas de atuação do programa são: Autocuidado e Saúde; Valorização e pertencimento; Comunicação e humanização das relações; Desenvolvimento Pessoal, Técnico e Comportamental; Criatividade e Inovação; Liderança e Gestão; e Adequação do ambiente e das condições de trabalho.

Saiba mais sobre a Qualidade de Vida no PJSC no programa Palavra do Presidente do próximo dia 6 de maio.

Até a próxima dica!

Referências
Qualidade de vida no trabalho. Disponível em: <https://www.holmesdoc.com.br/qualidade-de-vida-no-trabalho/> Acesso em 14 abr 2021.
Bom gestor. Disponível em: <https://faculdade.pecege.com/bom-gestor-qualidade-dos-funcionarios/> Acesso em 13 abr 2021.
Qualidade de vida no trabalho. Disponível em: <https://franklincovey.com.br/blog/qualidade-de-vida-no-trabalho/> Acesso em 14 abr 2021.
O papel do gestor na qualidade de vida. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/o-papel-do-gestor-na-qualidade-de-vida-no-trabalho> Acesso em 13 abr 2021.
 
Elaboração
Alma Serena Barbosa Satto
Bruna Fernandes Alves Cascais
Marcelo Dias e Silva
 
Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas