Obesidade

Você sabia que 43% dos funcionários do Poder Judiciário sofrem de excesso de peso, dos quais 13% são considerados obesos? Verifique se você faz parte do grupo que se beneficiaria se estivesse mais magro. Divida o peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros) e você obterá um número (índice de Quetelet). Sobrepeso é quando esse número é maior ou igual a 25; obesidade quando maior ou igual a 30; e obesidade; grave quando maior ou igual a 40.

O risco de doença é elevado no sobrepeso, muito elevado no obeso e muitíssimo elevado no obeso grave.

Dicas

Reduza o tamanho da porção de cada refeição que fizer, principalmente de carboidratos e gorduras. Boa parte do ganho de peso que temos é devido a pequenos excessos diários ao longo de meses. Uma pequena redução mantida é uma grande coisa!

Lembre-se sempre de que as gorduras possuem mais que o dobro de calorias que os carboidratos.

Uma redução de calorias diárias associada a um aumento de atividade física pode reverter a situação a seu favor. Não necessariamente estamos falando de uma mudança drástica, mas de um pequeno ajuste permanente e progressivo. O objetivo é mudar e sedimentar um novo estilo de vida.

Inclua na sua vida diária pequenas atividades, como caminhar em vez de usar o carro, usar escadas, lavar o carro, passear com o cachorro, correr e praticar esportes. Pequenos acréscimos de energia despendida fazem uma grande diferença a longo prazo.

Você provavelmente ganhou peso ao longo de um tempo, também precisará de tempo para emagrecer. Tenha uma meta clara do quanto deseja perder. O resultado permanente será obtido com mudança efetiva no estilo de vida, exercícios diários e boa alimentação.