Canelite: como prevenir?

Canelite é o nome popular que se dá à inflamação de uma camada de tecido que reveste o osso da tíbia: o "periósteo".

A depender do caso, essa inflamação pode ocorrer na região interna da perna, desencadeando a Síndrome do Stress Tibial Medial, ou na região frontal, ocasionando a Síndrome do Stress Tibial Anterior.

Essa condição é bastante comum em pessoas, geralmente do sexo feminino, que praticam atividades físicas de alta intensidade, como corrida, futebol, tênis, atletismo, além de outros exercícios de esforço repetitivo e fortes impactos.

Outros fatores também podem causar a canelite: pés planos e pronados ("pé chato"), pés cavos (acentuado arco plantar), rápido aumento de intensidade de treinamento, mudanças de piso de treinamento,  índice de massa corpórea fora do ideal, membros inferiores em varo (perna em formato de "alicate"), dentre outros.

O primeiro sintoma costuma ser uma dor vaga e difusa na porção medial (interna) da tíbia, que se mostra mais acentuada no início do exercício e costuma melhorar ao término do esforço. Nas fases mais avançadas, a dor tende a aumentar e a lesão, se não tratada a tempo por um médico, poderá evoluir para uma fratura por estresse.

Algumas medidas, entretanto, ajudam a prevenir a Síndrome do Stress Tibial Medial. Veja:

  • aquecimento antes da atividade física;
  • uso de calçados adequados à pisada e ao formato do pé;
  • uso de palmilhas que absorvam impactos e estabilizem o calcanhar;
  • troca dos tênis de corrida a cada 250-500 milhas percorridas;
  • evitar o "overtraining" (excesso de treino);
  • tratamento das lesões preexistentes, se for o caso;
  • descanso entre as atividades para viabilizar a recomposição musculoesquelética; e
  • PRINCIPALMENTE, antes de executar qualquer atividade, consultar um bom profissional, possibilitando, assim, a preparação física adequada ao esforço exigido no desempenho do seu esporte preferido.

Lembre-se: A prática de exercícios físicos sem a orientação de um especialista pode ser tão prejudicial quanto o sedentarismo!

Elaboração: Divisão de Desenvolvimento de Pessoas - DGP
Fonte: