Lombalgia

Lombalgia é dor na região posterior do tronco entre as costelas e a bacia. É popularmente conhecida como "dor nas costas". Normalmente está relacionada a doenças na coluna vertebral e má posição ao sentar, mas pode estar presente em diversas outras enfermidades.

As principais causas de dor são o sedentarismo e o desgaste dos discos e articulações da coluna.

A lombalgia tem duas apresentações principais: a crise ou dor aguda e a dor lombar crônica.

A crise aguda de lombalgia se apresenta como uma dor de forte intensidade que, em alguns casos, impede o paciente de andar, sentar e ficar de pé. Embora a intensidade da dor possa ser muito forte, assustando os pacientes pela incapacidade que causa, normalmente não é grave. Pode ser de maior gravidade se acompanhada de febre (infecção renal) ou se houver irradiação para uma ou ambas pernas, da nádega até abaixo dos joelhos podendo ser caracterizada como dor do nervo ciático relativo à hérnia de disco.

A dor crônica é caracterizada por dor de longa duração (meses ou anos) e está associada a causas multifatoriais, como o desgaste natural da coluna (degeneração), sedentarismo e posição inadequada ao sentar por longos períodos. Há normalmente uma associação de piora da dor com sobrecarga mecânica da coluna e melhora com repouso. A prevenção consiste em atividade física regular e melhora de hábitos de vida, incluindo a postura corporal no trabalho.

Elaboração: Divisão de Assistência à Saúde - DS