1º Avaliador

Durante o período de realização da Avaliação de Desempenho, após a etapa da autoavaliação, é a vez do superior imediato, avaliador obrigatório identificado na ferramenta de avaliação como 1º AVALIADOR, proceder à avaliação.

O gestor AVALIADOR, terá uma importante oportunidade para realizar avaliações com critérios transparentes que poderão contribuir para a melhoria do desempenho de sua equipe. Para que a avaliação seja bem realizada seguem algumas dicas:

  • ao avaliar, considere as atividades que o servidor exerce, delegadas ou definidas no acordo de trabalho;
  • avalie cada quesito isoladamente, por mais semelhantes que possam parecer, de forma que o desempenho apresentado em uma determinada questão não interfira nas demais respostas;
  • considere as diferenças individuais ao avaliar os servidores, bem como as situações pessoais e profissionais que possam interferir no desempenho do servidor;
  • mantenha a imparcialidade, sempre lembrando que a Avaliação de Desempenho é uma oportunidade de crescimento conjunto, no qual a justiça e a ética são fundamentais;
  • no início de cada semestre avaliativo, elabore uma planilha de acompanhamento para anotar fatos e dados relevantes do desempenho de cada servidor, incluindo aspectos positivos, com a finalidade de auxiliar no momento de realizar a avaliação e evitar percepções baseadas apenas em acontecimentos recentes.

Importante! Antes de avaliar o servidor, verifique se você realmente é o avaliador, conforme indicado pelo sistema. Caso não seja, poderá indicar o avaliador correto ou, se não souber quem é, informar que desconhece o gestor que deve realizar a avaliação.

Atenção! Quando houver relotação do servidor avaliado ou troca de avaliador, realizará a avaliação aquele que supervisionou o trabalho do servidor por mais tempo no período.

Lembre-se de agendar uma reunião de feedback com cada servidor avaliado. Nela, poderão ser identificadas, com base na autoavaliação (caso tenha sido realizada) e na avaliação por você realizada, percepções distintas sobre o desempenho que poderão ser alinhadas nessa oportunidade.

Aproveite esta oportunidade para contribuir com o desenvolvimento de sua equipe!

Para conhecer mais sobre a Avaliação de Desempenho, clique aqui!