A intensa relação entre doenças cardíacas e a saúde bucal

O que você pensa quando o assunto é a saúde do seu coração? Se o colesterol está bom? Se a pressão está controlada?

Você está certo, mas tem uma coisa que, às vezes, a gente nem pensa, mas que tem a ver com o coração. É a saúde da boca. Uma bactéria na gengiva pode provocar sérios problemas ao coração.

As doenças periodontais podem se relacionar com as doenças sistêmicas através da placa bacteriana subgengival, que atua como um reservatório de bactérias. A bactéria que está na cavidade bucal cai na corrente sanguínea pela ferida da gengivite ou periodontite

Quando as bactérias presentes no fluxo sanguíneo encontram tecidos cardíacos danificados, ou válvulas cardíacas anormais, podem se multiplicar livremente, causando uma infecção.

Intervenções odontológicas podem ser a causa principal. A manipulação dos tecidos bucais infectados facilita a entrada de bactérias para a corrente sanguínea. O grau de inflamação, a severidade da doença e a capacidade da resposta imunológica de cada um vão interferir na predisposição a desenvolver a doença. Por este motivo é importante que o paciente avise seu odontólogo caso possua alguma doença no coração.

A prática da periodontia está intimamente ligada à prevenção da endocardite infecciosa. Mesmo não havendo intervenções odontológicas, pouca higiene bucal ou outras alterações dentárias como infecções periodontais ou endodônticas podem permitir que a bactéria vá para o sangue (bacteremia) e atinja o coração.

Se a pessoa tem algum problema cardíaco deve procurar um dentista regularmente e apresentar boa higiene oral, pois o risco de desenvolver endocardite infecciosa é alto.
 

Elaboração: Dra. Aline Rossana Agne - DS