Feedback

O feedback é a etapa da Avaliação de Desempenho que objetiva a orientação e a reorientação com foco no desenvolvimento do servidor avaliado e da equipe.

Na nova sistemática de avaliação, o feedback ocorre após as etapas do 1º e 2º avaliadores.

O preenchimento da avaliação, por si só, não leva a nenhum resultado; é apenas levantamento de dados. Dar feedback ao avaliado consiste em ajustar percepções em relação ao desempenho apresentado com o objetivo de estimular ou corrigir comportamentos futuros.

Mas cuidado! Feedback não é crítica, bronca, conselho ou sugestão. É informação!

Deve ser realizado baseado em fatos e não em conceitos ou expectativas subjetivas. A valorização do trabalho bem realizado e a indicação de como realizá-lo da melhor forma são de grande importância. Em resumo, deve-se abordar o que foi realizado no período, com a finalidade de aproveitar os acertos e contribuir para o aperfeiçoamento.

O feedback pode ser realizado a qualquer momento, mas principalmente quando o avaliador identificar uma ação ou atitude que merece destaque ou que precisa ser reorientada.

Orientações para a reunião de feedback:

  • sugere-se que o avaliador tenha em mãos sua planilha de acompanhamento de desempenho;
  • a reunião deve ocorrer em local adequado, onde a privacidade possa ser preservada;
  • deve ser estabelecido um clima amistoso favorecendo a comunicação;
  • as partes devem conhecer os objetivos da Avaliação de Desempenho e do feedback;
  • a autoavaliação, embora facultativa e sem interferência no resultado da avaliação (nota), se realizada, deverá ser comparada com a avaliação para que sejam identificadas e alinhadas percepções distintas sobre o desempenho do avaliado;
  • devem ser reconhecidos os pontos fortes de cada avaliado e apresentadas as oportunidades de melhoria, assim como identificadas, de maneira conjunta, ações necessárias para a melhoria do desempenho;
  • em consenso, deverá ser elaborado um novo Acordo de Trabalho focado nas oportunidades de melhoria identificadas.

Orienta-se que o AVALIADOR ouça e considere, no momento da reunião de feedback, as considerações do AVALIADO com relação às condições de trabalho, dificuldades e habilidades, buscando a identificação das causas e possíveis soluções para os problemas apresentados.

A reunião também pode ser utilizada para o feedback sobre a atuação do gestor, como fonte de reflexão e de identificação de oportunidades de melhoria na ação gerencial.

Para conhecer mais sobre a Avaliação de Desempenho, clique aqui!