Acompanhamento de desempenho

A Avaliação de Desempenho (AD) é um processo contínuo que deve ser realizado com base em fatos, atitudes e resultados.

Embora seu registro no Sistema de Avaliação de Desempenho ocorra após o término do semestre avaliativo, a verdadeira avaliação ocorre no dia a dia por meio da comunicação entre avaliadores e avaliados.

Com base nas informações originadas do Acordo de Trabalho e no conhecimento prévio das competências e das atribuições de cada servidor, o gestor deve realizar acompanhamento constante do desempenho e anotar ocorrências relevantes durante o semestre avaliativo.  

Este registro de acontecimentos relacionados ao desempenho pode ser diário, periódico ou pontual, a critério de cada avaliador.

Embora pareça uma atividade simples e desnecessária, estas anotações facilitam a realização da avaliação, pois fundamentam as notas atribuídas. Como a AD no PJSC é semestral, ainda contribuem para evitar que sejam considerados apenas fatos recentes no momento da avaliação.

Para facilitar o registro do acompanhamento, foi disponibilizado no Perfil Servidor, como ferramenta de apoio, um modelo de Planilha de Acompanhamento no qual é possível registrar, cronologicamente, fatos e comportamentos importantes que influenciaram o desempenho do servidor no semestre.

Manter uma Planilha de Acompanhamento para cada servidor gera subsídios para o momento de preenchimento do formulário, tornando o processo de avaliação mais objetivo e transparente.

Além disso, ao manter o hábito de fazer anotações sobre o desempenho do servidor, o gestor poderá realizar feedbacks pontuais, com o objetivo de incentivar atitudes positivas e reorientar comportamentos, antes da conclusão do período avaliativo.

Para conhecer mais sobre a Avaliação de Desempenho, clique aqui!