Avaliação de Desempenho

O processo da Avaliação de Desempenho consiste em um conjunto de atividades que podem contribuir para a melhoria do desempenho dos servidores e para a realização de uma avaliação justa e condizente com a realidade apresentada.

São elas: o Acordo de Trabalho, o Acompanhamento do Desempenho, o registro da Avaliação e o Feedback.

Ao iniciar um semestre avaliativo, é importante que o avaliador construa, em conjunto com cada colaborador de sua equipe, um Acordo de Trabalho com a finalidade de orientar o desempenho e estabelecer requisitos que serão avaliados ao final do período. Neste acordo, poderá ser esclarecida a forma como serão interpretados os fatores presentes no formulário de avaliação e definidos os comportamentos esperados.

Definido o Acordo de Trabalho, os gestores devem realizar o Acompanhamento do Desempenho durante o período avaliativo. Para tanto, sugere-se o registro de fatos relevantes sobre o desempenho (positivos ou negativos). Esta anotações podem ser diárias, periódicas ou pontuais, a critério de cada gestor, e irão fundamentar a atribuição dos conceitos na avaliação e os feedbacks.

Além disso, ao manter o hábito de acompanhar o desempenho dos servidores, o gestor poderá realizar feedbacks pontuais, com o objetivo de incentivar atitudes positivas e reorientar comportamentos, antes mesmo da conclusão do período avaliativo.

No período dedicado ao registro dos conceitos da avaliação no sistema, é fundamental que cada colaborador receba seu Feedback individual sobre o desempenho apresentado no semestre, visando à melhoria constante do desempenho. O Feedback, baseado nos fatos ocorridos no período, tem a finalidade de valorizar boas ações e orientar comportamentos futuros. É também uma excelente oportunidade para se definir um novo Acordo de Trabalho para o período avaliativo que se inicia.

A Academia Judicial oferece o curso de "Avaliação de Desempenho: procedimentos e feedback", no qual são abordados todos estes assuntos relacionados à Avaliação de Desempenho, visando ao alcance de seus objetivos e à melhoria de desempenhos individuais, de equipes e, consequentemente, da  Instituição.

Para conhecer mais sobre a Avaliação de Desempenho, clique aqui!