Bruxismo

O bruxismo é definido como uma atividade parafuncional que inclui o ranger ou apertar de dentes entre si, podendo acontecer durante o dia ou à noite.

O problema é frequentemente associado ao estresse emocional e fatores psicológicos; isto está relacionado ao nosso estilo de vida atual. Assim, o bruxismo tende a aparecer em momentos de ansiedade e estresse. Pode, também, estar relacionado à problemas na mordida (má-oclusão).

Como esses hábitos normalmente são realizados durante o sono, quando não se tem controle da musculatura, o paciente muitas vezes nem percebe que os realiza.

Assim que começarem as desconfianças sobre a presença do problema, o primeiro passo deve ser procurar um dentista. Ele é quem analisará os sinais e começará a investigar junto ao paciente de que forma e com que intensidade o problema tem se manifestado.

Esse ranger de dentes leva a um desgaste grande dos dentes, com consequências maléficas ao corpo, como dores articulares e musculares.

Muitos pacientes desenvolvem dores de cabeça fortíssimas decorrentes destes hábitos, pois os músculos da face ficam rígidos e sob tensão durante o ranger dos dentes.

Nas situações causadas pela má oclusão, podem ser necessários desde alguns ajustes oclusais (pequenos desgastes na superfície oclusal dos dentes) para eliminar interferências na mordida até um tratamento ortodôntico, em casos mais severos.

Quando a causa está relacionada ao estresse, o tratamento normalmente fica vinculado à diminuição dos sintomas apresentados. A ideia é minimizar ao máximo os possíveis impactos que ela possa causar, como fraturas e desgaste nos dentes ou problemas na articulação da mastigação.

Por ser um problema ligado a fatores emocionais, além de procurar ajuda na parte física, é importante aliar os cuidados com o bem-estar. Buscar o controle do estresse e mudar o estilo de vida pode conduzir à melhora do quadro clínico. Uma maneira de amenizar o problema é buscar, ao máximo, um sono
de qualidade.

Assim, dependendo do caso, o controle da doença pode envolver o uso de placas protetoras dos dentes para dormir, toxina botulínica para relaxar a musculatura, remédios e até mesmo terapia para o controle do estresse e da ansiedade.

Elaboração:
Dra. Aline Rossana Agne - DS
Dr. José Eduardo Cacese Shiozawa - DS