Vitamina D

A função mais conhecida da vitamina D está relacionada à saúde dos ossos. Há fortes evidências científicas associando sua deficiência à perda de massa óssea. Muitas outras doenças também estariam associadas, mas ainda necessitam de maiores estudos.

E como manter um nível adequado de vitamina D?

A maneira mais natural do corpo produzir vitamina D é através do banho de sol. A vitamina D é produzida na pele através de foto-reação mediada pela luz solar. É metabolizada no fígado e em seguida nos rins onde é convertida em sua forma ativa.  No entanto, usar produtos químicos na pele, como protetor solar ou bronzeador, impedem que essas reações aconteçam.

E quanto tempo deve-se expor?

Há muitas variáveis na produção de vitamina D. A quantidade de vitamina D produzida depende:

  • da cor da pele (a melanina que dá cor a pele é um protetor natural);
  • do tamanho da área exposta, da hora do dia (o raio UVB, ideal para a formação da Vitamina D, está presente nos horários de sol forte);
  • da estação do ano e local onde você se encontra;
  • das nuvens e da poluição no céu (o raio UVB é facilmente filtrado);
  •  da capacidade individual de cada um de produzir Vitamina D, que pode reduzir com o tempo.

Ao expor-nos ao sol, estaremos garantindo a produção desta importante vitamina, mas ao mesmo tempo devemos estar atentos a não abusar da exposição devido aos malefícios do excesso de sol, que causa envelhecimento e aumenta o risco de alguns tipos de câncer de pele.

Agora, você deve estar se perguntando, afinal, qual a quantidade de sol indicada para você?

Não há um consenso sobre qual quantidade de sol é indicada e saudável para cada pessoa. Sabe-se que a exposição diária de curta duração, como 5 minutos para peles claras, da maior área de pele possível, protegendo sempre áreas delicadas como o rosto, é mais segura.                                   

Alimentos ricos em vitamina D poderão ajudar no alcance da dose adequada para a boa saúde: gema de ovo, peixe de mar, carne de fígado, alimentos enriquecidos com vitamina D.

Faça uma avaliação com seu médico e veja se, no seu caso, sua exposição solar está adequada para seu tipo de pele e se será necessário suplementação de vitamina D. Entretanto, não tome vitamina D por conta própria, a suplementação excessiva desta vitamina pode causar intoxicação.

Elaboração:
Dra. Graciela De Oliveira Richter Schmidt - DS

Dra. Aline Rossana Agne - DS
Fonte:
Vitamin D evidence. Mayo Clinic. Acessado em 31 Ago 2017 <http://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/vitamin-d/evidence/HRB-20060400>
Vitamin D. Medline Plus. Acessado em 31 Ago 2017 < https://medlineplus.gov/vitamind.html>
Vitamin D Deficiency and Related Disorders.  Medscape. Acessado em 31 Ago 2017 <http://emedicine.medscape.com/article/128762-overview>
How do I get the vitamin D my body needs? Vitamin D Council. Acessado em 31 Ago 2017 <https://www.vitamindcouncil.org/about-vitamin-d/how-do-i-get-the-vitamin-d-my-body-needs/>