Voltar Interlocutores do Novos Caminhos conhecem in loco opções de capacitação para jovens

Representantes do Poder Judiciário, de entidades parceiras do programa Novos Caminhos e de casas de acolhimento realizaram uma visita ao Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em Joinville. O objetivo foi conhecer as oportunidades que os jovens e adolescentes abrigados, acima de 14 anos, têm ao ingressar em um dos projetos oferecidos pela instituição.

“Fizemos uma verificação das planilhas com as entidades para saber das necessidades de cada adolescente. Após essa etapa, a comitiva conheceu a unidade, os laboratórios, e teve acesso a detalhes dos cursos de qualificação disponíveis. A partir da próxima semana, os jovens iniciarão estudos no Senai, Sebrae, Senac e Junior Actievement, totalizando 10 cursos até julho deste ano. Postura Profissional será a primeira capacitação oferecida pelo Senai”, conta Simone Brandão, interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc Regional Norte/Nordeste. Na visita deu-se destaque aos laboratórios da área automotiva, e os convidados puderam conhecer equipamentos e carros de diversas montadoras.

A interlocutora do Poder Judiciário na comarca de Joinville, assistente social Julia Cristina Vincenzi, destacou que essas reuniões, além de aproximar os profissionais envolvidos, fornece informações importantes para as equipes transmitirem aos adolescentes e motivá-los na participação dos cursos oferecidos, de acordo com suas necessidades. “São diversas oportunidades atrativas, que certamente contribuem para o processo de desenvolvimento da autonomia dos adolescentes acolhidos. O Novos Caminhos tem sido uma ótima oportunidade para eles pensarem e se prepararem para o futuro”, destaca Júlia.

Para o juiz Márcio Rene Rocha, titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Joinville, o programa Novos Caminhos é uma ferramenta primordial na vida dos jovens que estão acolhidos. “Através dele – e com os parceiros –, o Poder Judiciário cumpre também um papel social, que vai além da garantia dos direitos fundamentais do adolescente. Não basta acolher: é preciso educar, qualificar e, mais à frente, garantir uma oportunidade de emprego. Só assim o trabalho do Judiciário e da sociedade estará completo e realizado,” enfatiza o magistrado.

Sobre o programa

O programa Novos Caminhos orienta jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Atualmente, integram o programa, além do Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Fiesc, a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.