Voltar Dia da Memória do Judiciário, idealizado em evento no TJSC, é comemorado hoje

Hoje comemora-se o Dia Nacional da Memória do Judiciário, data instituída pela Resolução CNJ n. 316/2020, “para celebrar o Patrimônio Cultural construído pelo Poder Judiciário desde o Brasil Colônia para as gerações presentes e futuras”. A iniciativa tem, ainda, o objetivo de consolidar a identidade do Judiciário perante a sociedade brasileira por meio da preservação, conservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico e cultural presente em seus museus, arquivos, memoriais e bibliotecas. A ideia de estabelecer uma data para fomentar os acervos teve origem no seminário "História da Justiça e Museus Judiciários", organizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) em parceria com o CNJ em setembro de 2019, em Florianópolis.

O marco foi escolhido em razão de um dia 10 de maio já bastante remoto, o de 1808, quando o príncipe regente dom João VI, por meio de um alvará, transformou o Tribunal da Relação do Rio de Janeiro em Casa da Suplicação do Brasil. A medida foi fundamental para o desenvolvimento do Poder Judiciário em solo nacional, uma vez que a última palavra nos casos em grau de recurso deixou de ser de Lisboa, em Portugal. 

Para celebrar a data, o Museu do Judiciário catarinense prepara um vídeo com depoimentos de servidores e magistrados de diversas comarcas do Estado (todas foram convidadas a participar) a respeito de vivências ligadas ao trabalho. “Também tivemos relatos de situações atuais, o que é válido porque as experiências de hoje serão as memórias de amanhã”, disse o chefe da Divisão de Documentação, Adelson André Brüggemann. Segundo ele, um dos principais objetivos com a data é aumentar o senso de pertencimento de servidores e magistrados à instituição. Outra finalidade é deixar ainda mais claro que o Judiciário está inserido na sociedade e, como tal, suas memórias fazem parte das memórias sociais de um modo geral. O vídeo será lançado sexta-feira, no Portal da Memória.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.