Voltar Diretoria de Saúde lança cartilha para orientar pessoas que sofrem com sintomas pós-Covid

Você já ouviu falar de anosmia ou de hiposmia? Pouco conhecidos antes da pandemia, esses termos se referem ao olfato. Anosmia é a perda completa da capacidade de sentir os cheiros, e a hiposmia é quando há uma perda parcial desse sentido. Ambos são sintomas comuns em quem teve Covid.

Por isso, a Diretoria de Saúde do Tribunal de Justiça de Santa Catarina elaborou uma cartilha para explicar o problema e dar orientações de como superá-lo. “A maioria dos pacientes com Covid-19 tem recuperação total do olfato em cerca de 15 dias”, diz Graciela de Oliveira Richter Schmidt, médica responsável pela Diretoria de Saúde do TJ. “Mas algumas pessoas têm maior dificuldade na recuperação da agressão causada à parte nervosa do olfato, o bulbo olfatório, que se abriga no nariz”, explica.

Neste caso, segundo a médica, a recuperação poderá ser mais longa ou apenas parcial, ainda que após seis meses quase a totalidade das pessoas apresente melhora completa. O que fazer, então, para acelerar a recuperação? A cartilha explica a importância da alimentação saudável e indica os alimentos recomendados nesse estágio, além de exercícios olfativos.

Ouça o nosso podcast.

Leia abaixo a cartilha completa: 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.