Voltar PJSC encerra Maio Laranja no combate à violência sexual infantil com saldo positivo

Comarcas de todo o Estado estiveram empenhadas durante o último mês, na campanha batizada de Maio Laranja, em ações relacionadas ao combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O Maio Laranja é referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18/5. Neste mês, através de um esforço conjunto da sociedade, a divulgação dos canais de atendimento e de encaminhamento de denúncias e notificações de violações dos direitos da criança e do adolescente é reforçada, bem como são promovidos atos de conscientização, sensibilização e informação sobre o tema.​

Na comarca de Braço do Norte, a assistente social Jaqueline da Rosa Meggiato esteve à frente da distribuição da cartilha "Os Super Adultos de Confiança", da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do TJSC. O material foi entregue na Escola Municipal de Ensino Fundamental I Matilde Niehues, em Braço do Norte, para a diretora Juanilde Fachin. Além disso, cartazes da campanha foram distribuídos no Fórum Desembargador José Rocha Ferreira Bastos para incentivar a denúncia e divulgar o canal de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos - Disque 100.


 

Já na comarca de Sombrio, a juíza Livia Borges Zwetsch Beck, diretora do foro e titular da 1ª Vara, promoveu a entrega dos materiais da CEIJ e também palestrou para os alunos do 3º, 4º e 5º ano do Colégio IEMES. Em outro momento, também conversou com alunos do 9º ano ao 2º ano do ensino médio, com base na cartilha “Cr​ush Perfeito”, elaborada pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Do​méstica e Familiar (Cevid), do TJSC.  Segundo a magistrada, foi muito gratificante a recepção e o envolvimento das crianças e dos adolescentes no momento de informação e interação. “Pelas mensagens já recebidas, tanto dos alunos quanto dos pais, professores e direção da escola, as conversas tiveram um efeito muito positivo, inclusive pela abordagem diferenciada do assunto, considerando a faixa etária dos alunos.”


 

Para reforçar o pilar da informação como forma de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a CEIJ distribuiu a cartilha "Os Super Adultos de Confiança" e cartazes relacionados ao tema para as comarcas de todo o Estado divulgarem a causa e promoverem ações educativas. Além disso, seguem disponíveis materiais informativos e canais de atendimento e denúncia na página da CEIJ dedicada ao tema, neste link​.


 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.