Voltar Oficina mostra que saber ouvir e falar é o melhor caminho para a solução de conflitos

Com o objetivo de viabilizar a comunicação na resolução de conflitos, o serviço de mediação familiar do setor psicossocial da comarca de Joinville realiza mensalmente o curso “Comunicação não Violenta”. Os encontros, atualmente no formato virtual, reúnem de 35 a 50 pessoas por vez e são indicados para todos os públicos.

“Qualquer pessoa pode participar, porque aprender a falar e a ouvir é parte fundamental dos relacionamentos. Como trabalhamos direto com famílias e pessoas em conflitos, entendemos que é importante trazer um pouco desta temática”, explica a servidora Alexandra de Oliveira, mediadora familiar do setor psicossocial de Joinville. Ela conta ainda já ter sido procurada por diversas entidades em busca do conteúdo da palestra para ser replicado fora do ambiente forense, iniciativa que lhe causou satisfação.

Durante a explanação, diz ela, os participantes recebem orientações de como exercitar os atos de ouvir e falar sem articular prévia defesa, resposta ou acusação, apenas baseados na empatia e em “se colocar no lugar do outro”.

“Historicamente não aprendemos a falar de sentimentos, e sim a acusar e defender, é a dualidade do ser humano. Neste encontro tentamos mostrar que abrir mão dessa estratégia para um bem comum é o mais viável. Quando falamos de sentimentos, chegamos a um bom entendimento. Pois em um processo de família, por exemplo, o ideal é não haver vencedor entre pai e mãe, pois se houver toda a família perde com isso. Então o foco é sensibilizar sobre o que é a boa comunicação e desta forma chegar ao entendimento, por isso a oficina auxilia”, finaliza a mediadora.

Quem tem interesse em participar da “Oficina de Comunicação não Violenta” pode se inscrever pelo telefone 47-3130-8745.

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.