Voltar Combate ao crime organizado é tema da 6ª edição do podcast 'Conexão Justiça', do PJSC

Boa parte dos historiadores aponta que o crime organizado surgiu no Brasil a partir das décadas de 1960 e 1970,  quando presos comuns começaram a dividir as celas com presos políticos, alguns até com experiência em guerrilha. Com isso, os detentos convencionais começaram a aprender com os novos integrantes sobre temas como estratégia, planejamento, hierarquia e organização. Depois, a partir dos anos 90, presos começaram a se reunir em grupos para se proteger de ataques de facções rivais e também para exigir melhores condições dentro do sistema prisional.

Ao longo dos anos esses grupos cresceram, deixaram de atuar somente dentro dos presídios e acabaram formando mais de 70 organizações criminosas espalhadas pelo Brasil, sendo que algumas não atuam só no nosso país, mas também no exterior, agindo como verdadeiras "multinacionais do crime". Dentro deste cenário, como o Poder Judiciário tem se preparado para combater o crescimento das organizações criminosas?

Esse é o tema da 6ª edição do "Conexão Justiça", o podcast do Poder Judiciário de Santa Catarina, que tem a participação do desembargador Sidney Eloy Dalabrida, coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do PJSC; do chefe da Delegacia de Repressão a Drogas da Polícia Federal em Santa Catarina, delegado Nelson Napp; e do chefe da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI) do MPSC, promotor de justiça Márcio Conti Junior.

Produzido pelo Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do PJSC, o programa é apresentado pelo jornalista e servidor do Judiciário catarinense Francis Silvy Rodrigues e pode ser conferido no canal do PJSC no YouTube.

Assista ao episódio completo.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.