Voltar Desa. Haidée Denise Grin participa de palestra na Escola Paulista da Magistratura

A desembargadora Haidée Denise Grin, que preside a Comissão de Gestão de Memória do Judiciário catarinense, participou como convidada de palestra organizada pela Escola Paulista da Magistratura na manhã desta sexta-feira (5/8).

A palestra "Museu, História e Arquitetura: reflexões sobre o bicentenário da independência e o Museu do Ipiranga", proferida pelo professor Paulo César Garcez Marins, doutor em História Social pela USP, faz parte do 2º Núcleo de Estudos em História e Memória daquela Escola da Magistratura.

A desembargadora Haidée compôs mesa ao lado da desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani e do juiz Carlos Alexandre Böttcher, ambos do PJSP, e do ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, do Superior Tribunal Militar.

Além de apresentar o professor palestrante aos demais participantes do evento, a desembargadora Haidée teceu importantes considerações sobre o tema proposto e enalteceu a importância dos museus na sociedade contemporânea, ao confirmar o papel que essas instituições de memória cumprem como difusoras de conhecimento histórico e fortalecimento de identidades.

Também traçou relações entre o Museu do Ipiranga, que será reinaugurado no próximo dia 7 de setembro (como parte das comemorações do bicentenário da Independência brasileira), os museus judiciários e a arquitetura dos fóruns e edifícios-sede dos tribunais brasileiros.

"A arquitetura desses espaços marca a paisagem de nossas cidades e se transforma, com o passar dos anos, em importante referencial nas mais diversas malhas urbanas. A importância do Museu do Ipiranga, como também dos fóruns, edifícios-sede dos tribunais e museus judiciários, por exemplo, pode ser interpretada a partir do acervo que essas instituições possuem, dos serviços oferecidos à sociedade e pelo que contam suas arquiteturas. Conforme nos ensinam o professor Mário Chagas e a arquiteta Cláudia Storino, os museus são 'dispositivos de narração que se constroem por meio de espacialidades, temporalidades, imagens, informações, vivências e convivências tratadas, em simultâneo, como bens, representações e manifestações culturais'", destacou Haidée.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.