Voltar Em noite de homenagens, desa. Salete é reconhecida pela luta em defesa das mulheres

A biografia, a carreira e a luta incansável da desembargadora Salete Silva Sommariva em defesa das mulheres e no combate à violência doméstica receberam justas homenagens na noite desta quinta-feira (11/8): Salete foi reconhecida com o troféu "Mulher que Faz" pela Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul.

A entrega ocorreu durante a solenidade histórico-cultural alusiva à criação da Capitania de Santa Catarina, tendo por capital o município de São Chico, dedicada ao resgate de fatos históricos da cidade, apresentações de dança, folclore e exposições de obras de arte locais. O evento foi prestigiado por diversas autoridades do Judiciário, do Ministério Público, da Procuradoria-Geral do Estado e da Prefeitura, além de lideranças políticas estaduais e municipais.

Coube ao vereador do município Alan Gabriel Vizoto entregar em mãos a homenagem à desembargadora. "Defensora incessante das causas das mulheres, representa com a sua história e a sua luta a força feminina da representatividade e da busca por respeito e integração indiscriminatória", enalteceu o vereador.

Ao receber o troféu, Salete destacou o significado das celebrações para o município de São Francisco do Sul. Agradeceu o apoio recebido do Judiciário e de seus dirigentes na causa do combate à violência doméstica, bem como o reconhecimento simbolizado no troféu "Mulher que Faz".

"Sozinhos não fazemos nada. Tudo aquilo que conseguimos é o resultado da união, da fé e dos interesses comuns. Estou feliz por estar aqui e continuarei esta jornada com a minha equipe e todos aqueles que apoiam e buscam um Brasil melhor para suas mulheres", manifestou.

"Grande lutadora no enfrentamento da violência doméstica"


 

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi, e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Volpato, também foram homenageados na solenidade pelos relevantes serviços prestados.


 

Em seu discurso, Blasi lembrou o protagonismo de São Francisco do Sul para a formação e desenvolvimento de Santa Catarina, destacando a importância de celebrar o município como capital simbólica por um dia. Em referência à desembargadora Salete, o presidente reconheceu sua dedicação e esmero na causa pelas mulheres.

"Notabilizou-se não apenas em território catarinense, mas em todo o Brasil, como uma das grandes defensoras da mulher e uma grande lutadora no enfrentamento da violência doméstica. A homenagem hoje aqui prestada com o símbolo 'Mulher que Faz' é absolutamente correta", exaltou.

As origens do município e sua relevância histórica também foram lembrados pelo diretor do foro da comarca de São Francisco do Sul, juiz João Carlos Franco. "Precisamos desafiar a nossa própria capacidade de honrar São Francisco do Sul e a sua importância história. Capacidade de participarmos e de torná-la digna de ser uma capital. Capacidade de nos orgulharmos em provocar no nosso município mudanças que o deixarão melhor do que o encontramos. É para isso que estamos aqui", manifestou.

Imagens: Divulgação/Câmara Municipal de São Francisco do Sul
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.