Voltar TJSC reforça apoio a movimento mundial para uso de dados na gestão pública

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) marcou presença nos três dias de atividades do Movimento Data For Good, realizado recentemente no Sapiens Park, em Florianópolis. Trata-se de uma iniciativa intersetorial e internacional, promovida pela Associação Social Good Brasil, sobre o uso de dados para gerar impacto social e ambiental positivos nas esferas pública, privada e não governamental.
 
A assessora técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/TJSC) Ramila Rossa integrou a equipe intersetorial que participou dos workshops de formação, juntamente com representantes do Escritório de Projetos do Estado de Santa Catarina (EPROJSC), Secretaria de Estado da Administração (SEA), Controladoria Geral do Estado (CGE), Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), Secretaria de Administração Prisional (SAP) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
 
A equipe intersetorial formada vai receber mentoria em ciência de dados durante as próximas sete semanas para o desenvolvimento do projeto construído durante o evento. Na abertura, a juíza auxiliar da Presidência do TJSC Carolina Ranzolin Nerbass Fretta subscreveu a minuta do movimento oficializando o apoio e a participação do Tribunal. Também assinaram o documento o secretário da Administração do Estado de Santa Catarina, Jorge Eduardo Tasca, e o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Mauro Canto Silva, formalizando também as participações do Estado e do Ministério Público nas atividades de imersão que se seguiram nos dias seguintes.
 
A proposta do movimento é inspirar, conectar e capacitar indivíduos e organizações para que investimentos, inovações sociais e políticas públicas sejam orientados por dados e evidências. A edição atual do Movimento Data For Good tem como objetivos fazer com que unidades de administração pública incorporem e cresçam com o apoio da cultura analítica; desenvolvam projetos de dados abertos e/ou filantropia de dados; entendam seu investimento e processo de inovação orientados por dados; tenham clareza do quanto sua atuação contribui para o atingimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável com ajuda de dados; apoiem e contribuam para a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil.
 
No último dia 18 também foi realizada a primeira reunião de mentoria, com a participação dos cientistas de dados do Ciasc e da Associação Social Good Brasil, nas dependências do Ciasc. O próximo encontro do grupo será no dia 29 de outubro, nas dependências da SAP. 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.