Coronavírus

Voltar Arejando o ambiente - uma atitude simples na luta contra o Covid-19

Manter as janelas e portas abertas para que os ambientes estejam bem arejados, sem utilizar o sistema de ar condicionado, é uma iniciativa simples que ajuda no controle da disseminação do Covid-19.

Publicações recentes da Organização Mundial de Saúde que buscam elucidar os modos de transmissão do Covid-19 apontam que, além do contato direto ou indireto com saliva, coriza e catarro de pessoas infectadas, partículas expelidas pelas vias respiratórias menores que 10 mícrons têm potencial infeccioso.

Por isso, não somente quando espirramos ou tossimos, mas também quando falamos ou simplesmente respiramos, expelimos partículas que podem ficar entre 3 e 16 horas suspensas no ar na forma de aerossol em ambientes mal ventilados.

Jose Luis Jimenez, professor de química e pesquisador de ciências ambientais e aerossóis da Universidade de Bolder, no Colorado (EUA), em uma entrevista para a revista TIME, explicou que gotículas respiratórias expelidas por espirros ou tosse saem de nossa boca ou nariz como uma bala de canhão, viajando no ar até colidirem em algo ou caírem no chão. Esses aerossóis seriam como a fumaça expelida por um fumante.  Assim, quanto mais distante você estiver da outra pessoa e quanto melhor for a ventilação do ambiente, menos contato você terá com esses aerossóis.

Ainda não se pode afirmar categoricamente se essas gotículas possuem carga viral suficiente para iniciar uma infecção, contudo estudos relatam transmissões por aerossóis, combinadas com transmissão por gotículas, em ambientes como restaurantes, aulas de ginásticas e grupos de canto, risco de contágio potencializado em até 20 vezes em ambientes mal arejados e com aglomeração de pessoas.

Para ajudá-lo a manter seu ambiente de trabalho seguro e colaborar no combate à pandemia, elaboramos 5 dicas simples, mas muito importantes pra você colocar em prática.

  1. Mantenha os ambientes bem ventilados mediante a abertura de portas e janelas, para propiciar a renovação do ar. Caso a corrente de ar esteja muito forte, trabalhe com portas e janelas entreabertas ou se recorde de abri-las com certa frequência para que o ar possa ser renovado.
  2. Utilize meios não presenciais de comunicação ou de resolução de problemas (telefone, e-mail, pandion, reuniões por videochamada), para evitar contato com outras pessoas e aglomerações.
  3. Permaneça durante todo o tempo de máscara, estejam ou não outras pessoas no ambiente, para evitar a dispersão de partículas no ar.
  4. Lave as mãos regularmente, principalmente após o contato com superfícies de uso comum, como maçanetas e corrimãos.
  5. Não compartilhe acessórios pessoais, como canetas, celulares e notebooks.

Ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma sugestão? Entre em contato com a Diretoria de Saúde pelo e-mail ds.covid@tjsc.jus.br.  

Referências

https://time.com/5883081/covid-19-transmitted-aerosols/

https://www.who.int/news-room/commentaries/detail/transmission-of-sars-cov-2-implications-for-infection-prevention-precautions

https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger