Coronavírus

Voltar Higiene alimentar e COVID-19 - Escolha dos produtos

Os alimentos escolhidos para compra devem ser preferencialmente aqueles que possam ser higienizados com água e sabão ou submetidos a aquecimento. Alimentos em embalagem porosa como papel são mais difíceis de higienizar. Dessa maneira, vamos preferir alimentos em garrafa de vidro, lata ou plástico, por exemplo.

Alimentos já preparados que não possam ser submersos em água ou aquecidos devem ser evitados. Devem ser evitados também alimentos embalados na hora, como pão, queijos fatiados, presuntos e alimentos a granel. Se forem adquiridos, por existirem embalagens de difícil limpeza, devem ser prontamente retirados da embalagem original e colocados em recipiente limpo. Deverão, ainda, ser aquecidos antes do consumo.

No momento em que estamos escolhendo e manipulando os alimentos, devemos evitar falar. A pessoa, ao separá-los, deve ser a mais saudável possível, estar com mãos e antebraços bem higienizados e permanecer em silêncio durante todo o procedimento.

Quando embalar os produtos para levar para casa, separe os que são perecíveis, especialmente os congelados e produtos que precisarão ser usados logo, daqueles que são mais duráveis, que não estragam facilmente.