Coronavírus

Voltar Higiene alimentar e COVID-19 - Frutas, legumes e verduras - Atualizado

Frutas e verduras terão tratamento diferente, conforme o tipo. Prefira aquelas que podem ser bem higienizadas. As de difícil limpeza devem ser evitadas.

Aquelas que podem ser lavadas com água e sabão de coco em pó devem ser colocadas aos poucos diretamente na pia e lavadas com esponja limpa uma a uma. 

Após essa primeira higiene, as frutas que necessitem molho devem ser colocadas em uma sacola ou bacia e resfriadas na geladeira por 2 horas. Colocando as frutas de molho geladas, evita-se que elas absorvam a água do molho.

Depois de as frutas estarem bem frias, poderão ser lavadas como de costume. Deve-se colocá-las de molho por 10 a 15 minutos em solução clorada.

A solução clorada para frutas e verduras que ficarão submersas e terão sua casca comida deve ser feita na concentração de, para cada 1 litro de água, 1 colher de sopa cheia de água sanitária (8 ml). Essa água sanitária não deverá ter outros produtos de limpeza em seu conteúdo, apenas hipoclorito de sódio a 2-2,5%. Caso haja outros produtos, como alvejantes, está contraindicado para limpeza de frutas e verduras.

Para limpar frutas cuja casca não será consumida, poderemos usar submersão ou molho na solução clorada com sabão e depois limpá-las individualmente com escovinha.

Bananas devem ser compradas ainda um pouco verdes, momento em que a fruta será mais facilmente separada em unidades e limpas uma a uma, sem expor a parte interna dos frutos.