Coronavírus

Voltar Higiene alimentar e COVID-19 - Higienização das mãos - Atualizado

Como higienizar as mãos?

A recomendação é lavar as mãos com bastante água e sabão por pelo menos 20 segundos., lembrando de contemplar as regiões entre os dedos, dorso dos dedos e das mãos, unhas e antebraços. Mantenha as unhas curtas.

Caso você não tenha uma pia disponível, também poderá utilizar álcool em gel na concentração de 70% para essa higienização. Atenção para concentrações mais baixas ou mesmo mais altas (96%, por exemplo), que não são tão efetivas por, respectivamente, não terem a concentração necessária e, assim, precisarem de maior tempo de contato ou por evaporarem muito rápido, antes de terem surtido efeito.

Outra opção é a higienização com lenços umedecidos antissépticos, diferentes dos lenços umedecidos infantis, que já vêm embebidos em uma solução sanitizante, que serve para esse tipo de limpeza.

Ainda podemos considerar o uso dos lenços umedecidos infantis comuns acrescentados de álcool a 70% líquido em seu pacote, o que facilita o uso.

Não havendo álcool a 70% disponível, pode-se considerar ainda o uso do lenço umedecido infantil associado a um frasco de sabonete líquido diluído em água. Essas opções são menos práticas, mas oferecem alguma proteção. Assim que possível, lave as mãos com sabão em água corrente.

Após higienizar as mãos, lembre-se de limpar os locais que foram tocados com as mãos sujas, como maçanetas, registros de torneira e a própria embalagem de álcool em gel.