Coronavírus

Voltar Higiene alimentar e COVID-19 - Higienização inicial dos produtos - Atualizado

Para a limpeza dos produtos, separe recipientes maiores como bacias, baldes ou panelas e nelas coloque, para cada litro de água, 1 colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2-2,5%), para deixar de molho objetos. Faça uma solução de água clorada mais concentrada com detergente para lavar objetos rapidamente, sem molho prolongado.

  • Solução clorada para molho de 10 a 15 minutos: 1 colher de sopa (8 mL) em 1 L de água ou 40 mL para 5 L.
  • Solução clorada com sabão de coco em pó para lavagem rápida: 50 mL de água sanitária para cada 1 L de água (ou também 1 medida de água sanitária para 19 medidas de água) acrescidos de 1 colher de sopa de sabão de coco em pó para cada litro da solução.

O molho na água clorada auxiliará na higienização, especialmente de objetos de difícil limpeza. Entretanto, lembre-se de que alguns objetos podem perder a cor ou se desgastarem em água clorada, como metais. Ainda, tenha o cuidado de proteger as mãos em concentrações mais fortes e evite respirar próximo à solução. O cloro é tóxico, volátil e absorvido pela respiração.

Coloque os alimentos de molho sempre que possível, retirando-os das sacolas diretamente nos baldes. Todos os produtos que puderem ficar submersos na água devem ficar lá pelo tempo de 10-15 minutos. Após esse período, enxágue individualmente cada alimento em água corrente e potável, deixando secar ao natural quando possível, ou com o auxílio de papel-toalha.

Quando não for possível deixar de molho, depositá-los na pia e lavá-los um a um com esponja, escova, água e sabão, ou higienizá-los com álcool em gel.

As sacolas devem ser consideradas contaminadas. Para reutilizá-las, deixar em quarentena por 7 dias. Senão, colocá-las no lixo reciclável. Se forem destinadas ao lixo reciclável, havendo caso ativo de Covid-19 em sua família, também será indicada a quarentena de 7 dias antes de reciclá-la para proteger o trabalhador que separa o lixo.

A solução clorada com sabão de coco em pó também pode ser colocada em um frasco para borrifar objetos e superfícies. Para utilizar no chão, não coloque sabão de coco, sob o risco de deixar o chão escorregadio.