Coronavírus

Voltar Higiene alimentar e COVID-19 - Preparo dos alimentos

Utilize toda a higiene necessária no preparo dos alimentos, em especial observando os cuidados a seguir.

  • Esteja limpo, com roupas limpas e cabelos presos. Não toque na face e nos cabelos. Retire anéis e pulseiras, mantenha as unhas curtas, fique com as mãos limpas.
  • Muita atenção com o celular. Facilmente nos contaminamos com ele. Procure higienizar detalhadamente o aparelho. Mantenha-o longe dos locais de refeição. Caso necessite utilizá-lo, lembre-se de fazer uma boa higienização das mãos para voltar à cozinha. Se precisar sair do domicílio portando o aparelho celular, envolva-o em plástico-filme antes da saída e recorde de remover e descartar o plástico ao retornar.
  • Não fale desnecessariamente, fume, assobie, coma, manipule dinheiro ou pratique outros atos que possam contaminar o alimento durante a manipulação, especialmente quando você estiver cozinhando para alguém do grupo de risco.
  • Não espirre ou tussa próximo aos alimentos. Afaste-se deles, procurando outro cômodo caso necessite tossir. Tenha um lenço de papel disponível e higienize-se bem em seguida. Não é momento para tossir no antebraço, porque ele também deve estar limpo.
  • Prefira que outra pessoa faça a refeição se você estiver com qualquer sintoma respiratório.
  • Havendo a possibilidade maior de você ser um transmissor e ainda assim ter de cozinhar para alguém do grupo de risco, se possível use máscara de forma cuidadosa, nunca tocando nela durante a manipulação dos alimentos. Nesse caso, se você ainda tiver que alimentar pessoa acamada do grupo de risco, estará ainda mais indicado o uso de máscara. Como a máscara encontra-se escassa no mercado, é possível improvisá-la em casa amarrando um pano à face.
  • Ainda que tenha sido realizada a limpeza exaustiva, em algum momento do processo pode ter havido alguma falha. Assim, durante a manipulação dos alimentos, procure lavar as mãos com frequência, especialmente ao manipular alimentos crus que não serão cozidos.
  • Na dúvida de contaminação, evite alimentos crus ou volte a cozinhá-los ou assá-los, como no caso de castanhas a granel e pão.  Para garantir, pode-se colocar o prato de alimento das pessoas de maior risco dentro do forno e fazer um último aquecimento antes de oferecê-lo. Veja se o prato que você utiliza permite isso. Tenha atenção e espere esfriar para pegá-lo e oferecê-lo com segurança à pessoa que receberá o alimento.

Agora que sua refeição está pronta, coma com talheres e não leve alimentos diretamente à boca com as mãos. Caso for fazê-lo, certifique-se de que as mãos estejam limpas e de não as contaminar enquanto come. Procure seguir as regras de higiene e desfrute de uma alimentação saudável, o que irá colaborar com a efetividade do seu sistema imune, nossa melhor defesa.