Coronavírus

Voltar Higiene alimentar e COVID-19 - Atualizado

Todos nós devemos manter o isolamento. Ele serve para que a gente não se contamine com o vírus, e também para não contaminar os outros. Uma boa parte das pessoas, especialmente crianças, pode ser portadora assintomática. Essa é a razão para que fiquemos ao máximo em reclusão.

Se todos nós nos mantivéssemos em reclusão absoluta, não haveria propagação do vírus e, assim, ocorreria apenas um ciclo de sua manifestação. Entretanto, a possibilidade de propagação é iminente mesmo em pessoas isoladas, principalmente por meio da troca de objetos manipulados entre o fornecedor externo e o receptor no interior do lar.

O ideal é que todos aqueles considerados de risco façam esse isolamento de maneira mais disciplinada e atenta que os demais, preferencialmente estando em suas casas sem contato com outras pessoas. Caso a pessoa do grupo de risco tenha de partilhar a casa com outras pessoas, que ao menos tenha um cômodo exclusivo, se possível, preferencialmente com seu próprio banheiro e objetos de uso pessoal separados. Esse cuidado também deverá ser tomado com pessoas suspeitas ou confirmadas, que deverão ser isoladas.

Os cuidados descritos na série a seguir servem para todas as pessoas, mas devem ser realizados com atenção redobrada com aqueles de maior vulnerabilidade. Então, seguem as medidas para viabilizar a higiene necessária, para fazer com que a disseminação do vírus seja o mais lenta possível ou até mesmo para que possamos evitar que ela ocorra.

É uma atitude que depende da iniciativa de cada um de nós, individualmente, mas que pode vir a se tornar um grande trabalho de equipe!

Talvez você possa vir a interpretar que todas essas medidas sejam demasiadamente exageradas. Talvez elas possam até mesmo ter despertado algum sentimento desconfortável de medo.

Entretanto, lembre-se de que são detalhadamente minuciosas com o intuito de que nós, no exercício de nossa cidadania e na manifestação de nosso instinto de preservação, possamos realizar com responsabilidade e disciplina o que está mais facilmente a nosso alcance, em prol da saúde individual e coletiva.

Executar essas ações em nossos lares é a maneira mais assertiva e segura de alcançarmos paz e tranquilidade no transcorrer de eventos como esse. O restante dependerá do fluxo do Universo em consonância com nossa intenção de podermos, com sabedoria, encontrar outros recursos para superarmos o desafio que chegou a todos nós.