Coronavírus

Voltar Orientações sobre cuidados emocionais
  •  Estabeleça uma rotina para o trabalho: desorganizar a rotina diária pode provocar sensação de insegurança e angústia. Procure definir horários fixos para o trabalho, incluindo pausas para descanso.
  •  Estabeleça uma rotina para as crianças: as crianças, mais que os adultos, sentem necessidade de seguir uma rotina para se sentir seguras. Procure definir um cronograma diário de atividades e transmitir a ideia de que a vida continua agradável, ainda que de uma maneira diferente.
  • Faça coisas de que gosta: procure preencher seu tempo livre com atividades prazerosas, como ler livros e ouvir músicas; hobbies saudáveis contribuirão para aliviar o estresse e ajudarão a manter uma atitude positiva mesmo diante das dificuldades.
  • Mantenha-se conectado com as pessoas de que gosta, mesmo que virtualmente: um dos benefícios da tecnologia é manter as pessoas próximas, mesmo quando estão distantes fisicamente. Procure receber e oferecer apoio emocional, conversando e interagindo diariamente.
  • Cuide do seu corpo: a prática de atividades físicas em casa, como alongamento e dança, é uma estratégia poderosa para manter o bom-humor e afastar o desânimo.
  • Tome sol com a janela aberta: Procure tomar sol e olhar para espaços abertos da maneira que for possível e segura, sempre respeitando a orientação de manter o isolamento domiciliar. As cores verde e azul proporcionam calma e o sol age como um antidepressivo natural, além de propiciar os benefícios da vitamina D. Importante lembrar que neste período devemos ficar em nossas casas. O momento não é para fazer passeios e sim de recolhimento para proteger a nossa saúde, dos nossos familiares e de toda a sociedade.
  • Lembre-se do enorme valor que tem o ato de manter-se em casa: devemos permanecer em casa não por medo, mas porque dessa maneira estamos protegendo as pessoas com saúde frágil - trata-se de uma bonita atitude de apoio mútuo. Essa situação não durará para sempre, mas a contribuição para o bem comum sim.