Coronavírus

Voltar Síndrome Pós Covid-19

Nem sempre não ter mais os sintomas agudos do covid-19 significa recuperação plena. Alguns casos, após a fase crítica e o período de convalescência, ficam sequelas que devem ser tratadas e acompanhadas.

A comunidade científica ainda está conhecendo o comportamento da doença e as consequências deixadas por ela no médio e longo prazo.

Já podemos afirmar que alguns sintomas podem persistir passada a fase aguda, assim como naqueles que tiveram quadro moderado ou leve. As complicações podem envolver danos nos pulmões, coração, rins, intestino, sistema vascular e cerebral.

A lista de sintomas que podem persistir é longa. Destacam-se: fadiga, dificuldades de memória e concentração, falta de olfato e paladar, dor de cabeça, diarreia, danos neurológicos, distúrbios cardíacos, problemas pulmonares, dores articulares, alteração da tireoide, entre outros, relacionados ao excesso de inflamação e ao aumento da trombose (coagulação do sangue).

Ainda não estão claros os mecanismos envolvidos nessas sequelas, mas provavelmente estão relacionados à resposta que o organismo produz para se proteger do vírus, que, dependendo do local mais acometido, da suscetibilidade individual e do mecanismo de resposta de cada um, vai gerar sintomas tão diversificados.

Ressalta-se que pessoas com risco prévio aumentado de trombose devem ter cuidados extras no período agudo, mas também no período após a melhora do quadro de covid-19. A recomendação é estar atento aos sinais e sintomas do seu organismo e buscar ajuda sempre que necessário. Também retorne ao seu médico e faça acompanhamento mesmo após superada a fase aguda. É importante relatar a ele sintomas remanescentes, passar por um exame físico e fazer exames complementares, conforme a necessidade que o seu médico observará.

E, claro, para a plena recuperação do seu organismo, procure manter uma alimentação saudável, hidratar-se adequadamente, dormir com qualidade e ter tempo suficiente para o descanso!

Fontes:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-53654692, acesso em 29/04/2021.

https://pebmed.com.br/como-a-covid-19-pode-comprometer-a-saude-a-longo-prazo/, acesso em 29/04/2021.

https://revistapesquisa.fapesp.br/os-efeitos-da-covid-19/, acesso em 30/04/2021.

Elaboração: Seção de Pronto Atendimento/SPA