Dicas de gestão

Voltar A Avaliação de Desempenho como ferramenta de gestão

Dezembro e janeiro são meses de realização da avaliação semestral de desempenho dos servidores. Este ainda é um momento desconfortável para muitos gestores e servidores avaliados. Isso se deve, em grande parte, à falta de compreensão dos objetivos dessa ferramenta de gestão e ao desconhecimento de práticas que podem tornar a avaliação mais simples e objetiva.

Por vezes, a principal dificuldade do servidor é não saber com base em quais critérios será avaliado. E isso não se refere às questões do formulário de avaliação, cuja metodologia está disponível neste Portal do Servidor. Refere-se à parte subjetiva do processo, inerente a qualquer avaliação comportamental.

Nesse contexto, é fundamental que o servidor compreenda o que o gestor espera de seu desempenho. Para tanto, firmar acordos de trabalho prévios, em conjunto com cada colaborador, é uma excelente estratégia para estabelecer os critérios que serão utilizados na avaliação, reduzindo dúvidas e desconfortos.

Outro momento importante na avaliação é o feedback. Para que este momento não envolva angústias ou surpresas, é importante que o gestor acompanhe o desempenho dos colaboradores no dia-a-dia, incentivando atitudes positivas e orientando quando necessário.

Seguindo estes passos, você estará aumentando a contribuição da Avaliação de Desempenho para a melhoria efetiva do desempenho dos servidores e de sua equipe!

Para auxiliá-lo, o Portal do Servidor traz Dicas de Avaliação que abordam as principais etapas e conceitos do processo avaliativo. Aproveite!

Elaboração:
Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas