A empatia na escolha das modalidades de trabalho da equipe - Servidor - Poder Judiciário de Santa Catarina
Dicas de gestão
No momento da publicação desta dica, considerando os avanços no controle da Covid-19, temos a iminência da revogação da resolução que instituiu o home office emergencial no Poder Judiciário catarinense. Com o término de grande parte das restrições impostas pela pandemia, a atuação dos gestores se apresenta como fundamental no processo de adaptação das equipes à nova realidade, buscando conciliar interesses institucionais com as necessidades dos colaboradores, a partir das novas modalidades de trabalho.
Atualmente, além do presencial, os colaboradores têm a possibilidade de atuar nos regimes de trabalho de home office e teletrabalho, ambos nas modalidades integral ou parcial. No portal do Trabalho Não Presencial, é possível encontrar todas as definições e orientações necessárias.
Após a revogação da Resolução Conjunta GP/CGJ n. 5/2020, os gestores e suas equipes terão que formalizar, no prazo de trinta dias, qual regime de trabalho será adotado por cada colaborador e em quais condições. No entanto, antes disso, é importante que o gestor conheça as preferências dos colaboradores para, a partir deste cenário, identificar as necessidades da unidade de trabalho e definir os critérios que serão utilizados, preferencialmente de maneira participativa.
Sobre as necessidades da unidade de trabalho, é importante que a configuração da equipe zele pela qualidade do atendimento e pelo trabalho em equipe com foco no bom desempenho e na produtividade.
Como em todo processo de mudança, é possível que as pessoas estejam inseguras ou ansiosas pela definição do novo modelo de trabalho, razão pela qual o gestor também deve estar atento à gestão do bem-estar emocional de sua equipe. Assim, para identificar as necessidades de cada colaborador e o interesse em atuar nesta ou naquela modalidade de trabalho, é preciso, antes de mais nada, escutar cada integrante da equipe, respeitando sentimentos e individualidades.
Passamos por um longo período de mudança e adaptação resultantes da pandemia e agora estamos próximos de uma nova etapa de transformações. Nesse contexto, para diminuir a ansiedade e para que os colaboradores possam ter tempo para adaptar sua vida pessoal à profissional, sem sobressaltos, é importante que as definições sejam acordadas com antecedência.
Identificadas as necessidades da unidade de trabalho e dos colaboradores, sugere-se as seguintes ações:
- Realize reuniões de alinhamento com a equipe, com comunicação clara e objetiva, buscando estabelecer uma relação de confiança, apresentando o panorama atual e esclarecendo dúvidas;
- Escute todos da equipe com atenção, empatia e acolhimento. Se perceber que algum colaborador necessita de acompanhamento profissional, busque auxílio nas ações do Programa Você em Foco - Qualidade de Vida no PJSC oferecidas pelas Diretorias de Gestão de Pessoas e de Saúde;
- Caso predomine o interesse pelo home office ou teletrabalho, proponha um modelo que busque o equilíbrio da contribuição de todos na atividade presencial, evitando “beneficiar” esta ou aquela pessoa em detrimento das demais;
- Valide a proposta com a equipe e esteja aberto a sugestões. Lembre-se: quando fazemos parte da solução dificilmente ofereceremos resistência a ela;
- Após a definição da estrutura de trabalho da equipe, proponha um período de transição e adaptação, após o qual o modelo definido poderá ser revisto.
Um ambiente solidário, colaborativo e empático será fundamental neste momento. Isso porque a volta ao trabalho presencial, mesmo que parcial, exige um período de adaptação que pode afetar as relações e a produtividade da equipe.
Vale lembrar a importância de estar atento às suas próprias emoções e sentimentos, para poder se cuidar e estar preparado para oferecer o suporte que a equipe necessita. E, sinta-se à vontade para solicitar auxílio dos programas Saiba+ Trabalho Não Presencial e Conversas com Gestores.
Por fim, é necessário ter a consciência de que nada será como antes, pois as mudanças estão acontecendo. Antecipe-as, monitore-as, adapte-se a elas e esteja preparado, para, em conjunto com a equipe, fazer frente aos desafios que se apresentam, com disposição e empatia.
Até a próxima dica!