Dicas de gestão

Voltar A importância das micropausas

Diariamente, pela natureza de nosso trabalho, ficamos muitas horas sentados em frente ao computador dedicados ao cumprimento de demandas e alcance de metas. Esta forma de trabalho pode provocar desgaste físico e mental e interferir negativamente no desempenho profissional.

Por isso, é importante pensarmos em boas práticas que tornem nossa rotina de trabalho mais leve, prazerosa e segura para nossa saúde.

Uma dessas boas práticas é a realização de intervalos curtos, regulares e voluntários durante a jornada de trabalho. Eles são conhecidos como micropausas e nos permitem descansar e recarregar energias.

Movimentar o corpo, descansar a visão e espairecer (repousar a mente e desviar de preocupações) pode ser renovador para manter um bom ritmo de trabalho e evitar a exaustão. Assim como nosso corpo precisa dormir para se recuperar, ele também necessita de pequenos descansos quando está em um ritmo intenso de trabalho.

Nesses momentos, você pode fazer um breve alongamento, um lanche, ouvir uma música, conversar com alguém ou até mesmo observar a paisagem pela janela. Qualquer atividade breve que mude o foco e movimente o corpo ajuda a relaxar, reestabelecer a disposição e oxigenar as ideias.

As micropausas são mais efetivas quando se tornam um hábito. Um hábito saudável e de prevenção à saúde!

A prática e o usufruto de seus benefícios são mais comuns quando todos na equipe compreendem a importância dos pequenos intervalos. Neste contexto, gestores que se preocupam com o bem-estar da equipe devem, além de aderir, incentivar os integrantes da equipe a incluir micropausas na rotina de trabalho.

O tempo das pausas pode variar. Como não há consenso sobre quanto tempo elas devem durar ou qual a frequência ideal, é recomendável que cada um teste o que funciona melhor para si. Um intervalo de cinco minutos pode ser valioso se realizado no momento certo. Por isso é importante dar autonomia aos colaboradores para definirem quando eles são necessários – isso os ajuda a gerenciar com eficácia o trabalho ao longo do dia.

Para possibilitarmos este novo hábito, precisamos compreender que a produtividade não está necessariamente associada ao número de horas trabalhadas. A capacidade laboral é ampliada quando gerenciamos nosso tempo e temos boas condições de saúde, equilibrando a realização das atividades profissionais com momentos de reestabelecimento físico e mental.

Não espere os sintomas! Crie bons hábitos para evitar sinais de cansaço ou de esgotamento. E é sempre bom lembrar: esta dica é importante para todos, independentemente do regime de trabalho (presencial, home office ou teletrabalho)!

Quando não souber o que fazer, dê uma pausa. Feche os olhos, respire um pouco. Às vezes, a resposta que você precisa pulsa no seu coração. (Diego Vinicius).

 

Elaboração:
Alma Serena Barbosa Satto
Bruna Fernandes Alves Cascais
Marcelo Dias e Silva
 
 
Referências:
Maneiras de aproveitar ao máximo uma pausa de 10 minutos no trabalho. Disponível em: <https://www.activiadanone.com.br/6-maneiras-de-aproveitar-ao-maximo-uma-pausa-de-10-minutos-no-trabalho/> Acesso em 20 de setembro 2022.
Micropausas ao longo do dia. Disponível em: <https://br.noticias.yahoo.com/home-office-micropausas-ao-longo-do-dia-080055753.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAADFyzKp-O3yprWRF8nBNibdoZ0gv0HeYU1Shkym6LR_68nmib-KWOGo0TAaEjYp63dIrU-YHch60prgU7xH980tKbQ1tI_yKIiVWkmL9g3AISBofgbfbLmrpo_4t8MW4ggrHcIQamwDHLLwzgB_pXwyzElOAZvrr8Ps17KTQBrbD> Acesso em 20 de setembro 2022.
Esgotamento.  Disponível em:
<https://www.sopesp.com.br/2021/04/26/micropausas-no-trabalho-podem-evitar-esgotamento-diz-izabella-camargo/> Acesso em 26 de setembro 2022.
Por que fazer pausas no trabalho. Disponível em: <https://betterfly.com/pt-br/blog/pausas-no-trabalho> Acesso em 26 de setembro 2022.