Dicas de gestão

Voltar Apresentação de resultados da equipe

Periodicamente, é importante que os gestores realizem um balanço do desempenho da unidade e verifiquem, com base no planejamento anterior, o que foi e o que não foi realizado e comecem a planejar um novo ciclo a partir da análise desses resultados.

Compartilhar os resultados pode ser fundamental para o engajamento da equipe, visto que uma visão mais ampla dos resultados alcançados aproxima as pessoas do setor.

Nesse sentido, a realização de uma reunião para a apresentação dos resultados é uma ótima oportunidade para troca de ideias e sugestões de melhoria que podem auxiliar na superação de eventuais dificuldades e promover o aprendizado colaborativo. Além disso, com a participação dos colaboradores, é possível definir novas ações com foco na efetividade e no alcance de novos objetivos.

O ideal é que a pauta seja enviada com antecedência, destacando a possibilidade de que cada colaborador apresente suas percepções sobre o trabalho da equipe. Assim, todos poderão se planejar e organizar ideias e sentimentos que desejam compartilhar na reunião.

Além de apresentar o desempenho da equipe é importante relacioná-lo aos objetivos e resultados da organização. Para tanto, é necessário que o gestor tenha a capacidade de apresentar um cenário completo. Com esta finalidade, a apresentação precisa ser clara, objetiva e dinâmica, com dados importantes e percepções relevantes.

Ao se preparar para a reunião, organize as informações que serão apresentadas. Para auxiliá-lo, seguem algumas dicas:

  • Sempre que possível, organize a apresentação em uma plataforma única, por exemplo: Powerpoint, Prezi ou Canva;
  • Procure estabelecer uma ordem lógica para a apresentação;
  • Evite textos longos e utilize, preferencialmente, tópicos;
  • Use cores sóbrias e títulos atrativos;
  • Gráficos são um ótimo recurso visual que facilita a compreensão;
  • Indicadores com séries históricas auxiliam na análise da evolução;
  • Informações sobre projetos devem focar no seu andamento ou conclusão.

Lembre-se de que a apresentação é apenas um suporte para o diálogo. Abra espaço para a participação de todos a cada assunto abordado, buscando identificar dificuldades, soluções e possibilidades para o próximo planejamento. Aproveite o momento para fechar ciclos e iniciar novas estratégias com base no alinhamento das expectativas e necessidades da equipe. Afinal, trabalhar com propósito definido favorece a qualidade de vida no trabalho e o alcance dos objetivos coletivos.

E aproveite para celebrar as vitórias com a equipe, pois o reconhecimento do esforço e do desempenho contribui para a integração e a motivação.

Até a próxima dica!

Elaboração:
Alma Serena Barbosa Satto
Bruna Fernandes Alves Cascais
Marcelo Dias e Silva
Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
 
Referências:
GIL, Antonio C. Gestão de Pessoas, Enfoque nos papéis profissionais. Atlas S.A, 2007.
Apresentação de resultados. Disponível em: <https://www.clubedafala.com.br/blog/apresentacao-de-resultados/> Acesso em 02 out 2021.
Gerenciamento da equipe. Disponível em: <https://www.sankhya.com.br/blog/gerenciamento-de-equipe/> Acesso em 02 out 2021.
Apresentação de resultados. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/apresentacao-de-resultados/> Acesso em 02 out 2021.
Apresentação de resultados. Disponível em: <https://www.siteware.com.br/reunioes/apresentacao-de-resultados/> Acesso em 02 out 2021.
Reunião de resultados. Disponível em: <https://hsmuniversity.com.br/blog/reuniao-de-resultados/> Acesso em 02 out 2021.