Dicas de gestão

Voltar Desenvolvimento da equipe em home office

Vimos na dica sobre Liderança Situacional que a evolução do ambiente organizacional exige aprendizado constante e que o gestor, ao gerenciar as atividades, deve levar em conta a maturidade e a capacidade do liderado para realizar a tarefa.

Equipes bem desenvolvidas compreendem a importância de suas tarefas em um contexto mais amplo. Mas o que significa desenvolver uma equipe? Significa conhecer as competências de cada um de seus integrantes e contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades por meio de orientação, treinamento, sugestão de capacitação e delegação.

A boa condução de uma equipe inclui necessariamente processos de estímulo e de satisfação de suas necessidades primordiais, possibilitando extrair o melhor de seus colaboradores. O resultado desejado é a sinergia, quando a entrega da equipe supera o resultado obtido pela soma das contribuições individuais.

Uma importante ação do gestor para o desenvolvimento de sua equipe é a de delegar tarefas considerando competências e preferências, favorecendo a motivação e a entrega do melhor desempenho de cada colaborador.

Na medida em que desafios são oferecidos aos colaboradores, geram-se oportunidades para aquisição de novos conhecimentos e habilidades (BERG, 1999). Ao respeitar características individuais e atuar como facilitador do desenvolvimento profissional dos colaboradores, o gestor exercerá, de fato, a liderança na busca do alcance dos objetivos organizacionais.

No cenário atual, o trabalho em home office aparece como uma excelente oportunidade para aperfeiçoar a delegação de tarefas. Vamos praticar?

A próxima dica trará orientações sobre como realizar a avaliação de desempenho dos colaboradores em home office. Aguarde!

Elaboração:
Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
 
Referências:
BERG, Artur Ernesto. Manual do chefe em apuros: como lidar e resolver seus problemas no dia-a-dia. São Paulo: Makron Books, 1999.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
Desenvolvimento de equipes. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/desenvolvimento-de-equipes> Acesso em 30 abr 2020