Dicas de gestão

Voltar Felicidade e gestão: qual a relação?

Partindo-se da premissa de que pessoas que trabalham felizes entregam mais às instituições, percebemos que este é um tema relevante para os gestores.

A felicidade é subjetiva, variando de pessoa para pessoa. Sendo assim, não é possível controlar todos os fatores que contribuem para a felicidade dos colaboradores. Porém, é possível criar condições que promovam a felicidade no trabalho.

Trazer o conceito de felicidade para o contexto organizacional é um grande desafio, pois exige o desenvolvimento de políticas e práticas organizacionais que favoreçam experiências de felicidade e bem-estar no trabalho (CAMPOS, 2016). Ao nutrir a felicidade, as organizações buscam contar com colaboradores mais comprometidos que encarem os objetivos institucionais como se fossem seus próprios. 

Eis algumas estratégias que podem ajudar a cultivar a felicidade dos integrantes da equipe:

  • Clima organizacional: A avaliação regular do clima organizacional gera indicadores para guiar ações voltadas à satisfação dos colaboradores.
  • Comunicação: A comunicação efetiva é fundamental para promover a felicidade no ambiente de trabalho. Para tanto, é necessário ser transparente e permitir o livre fluxo de informações.
  • Compartilhamento das metas: Compartilhar com a equipe a definição das metas faz com que os colaboradores se sintam parte do processo e trabalhem com propósito.
  • Empoderamento e autonomia: Capacitar membros da equipe para que tomem suas próprias decisões possibilita maior realização profissional e satisfação no trabalho.
  • Reconhecimento e feedback: Quando você demonstra que aprecia o resultado do trabalho da equipe e sua dedicação, incentiva a lealdade e cria um ambiente de trabalho positivo. Sempre que possível, faça elogios sinceros e específicos. Além disso, o feedback individual contínuo e consistente, com foco no crescimento pessoal e profissional, é indispensável.
  • Cultura de inovação: Construir uma cultura de inovação significa criar um ambiente de trabalho flexível e dinâmico, onde novas ideias são bem-vindas e novos projetos são apoiados. Esse ambiente depende de uma liderança inspiradora e de métodos de trabalho colaborativos. 
  • Senso de justiça: Sempre busque justiça e transparência em suas decisões. Ouça os colaboradores e dê oportunidade para que se manifestem quando observarem algo que consideram ser uma injustiça.
  • Relações positivas no local de trabalho: O sentimento de companheirismo no trabalho melhora a comunicação e a cooperação entre os colaboradores. 
  • Oportunidades de desenvolvimento: É importante facilitar a participação dos colaboradores nos treinamentos oferecidos pela instituição, além de possibilitar a progressão na carreira, por mérito. As oportunidades de desenvolvimento são fundamentais, pois oferecem um horizonte aos colaboradores.

A felicidade no trabalho funciona como elemento chave para se atingir um serviço produtivo e de qualidade (ROSENBLUTH E PETERS, 1992).  Colaboradores mais felizes são mais criativos, engajados, resilientes, socialmente conectados e mentalmente saudáveis (WRIGHT E CROPANZANO, 2004).

Embora não seja possível controlar todos os fatores que contribuem para a felicidade no trabalho, certamente é possível criar condições que ajudem a cultivar a felicidade nos integrantes da equipe. Afinal, a felicidade é uma escolha, e um ambiente de trabalho saudável é um bom ponto de partida.

Elaboração
Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
 
Referências
CAMPOS, P. P. T. Z. Felicidade no trabalho: estudos multidisciplinares com foco na sustentabilidade. In: Encontro de iniciação científica e pós-graduação. Anais..., Bragança Paulista, 2016.
ROSENBLUTH, H. F.; PETERS, D. M. Customer comes second and other secrets of exceptional service. New York: Quill Willian Morrow, 1992.
WRIGHT, T. A.; CROPANZANO, R. The role of psycho-logical well-being in job performance: A fresh look at anage-old quest. Organizational Dynamics, Toronto, v. 33, n. 4, p. 338¿351, 2004.
Felicidade no trabalho. Disponível em : <https://www.poderdaescuta.com/felicidade-no-trabalho-como-investir-na-satisfacao-da-equipe/> Acesso em 13 fev 2021.
Felicidade no trabalho: natural ou necessária? Disponível em : <https://www.roberthalf.com.br/blog/tendencias/felicidade-no-trabalho-natural-ou-necessaria#:~:text=Ainda%20assim%2C%20muitas%20empresas%20veem,uma%20%E2%80%9Cimportante%20prioridade%20organizacional%E2%80%9D.> Acesso em 15 fev 2021.