Dicas de gestão

Voltar Inovação e trabalho híbrido

Em um ambiente de trabalho híbrido, no qual temos pessoas atuando presencialmente e outras à distância, desenvolver um ambiente que favoreça a criatividade e a inovação se torna um grande desafio.

A criatividade é a habilidade de imaginar algo novo, enquanto que a inovação consiste na capacidade de transformar a imaginação em realidade, resultando em novas práticas de sucesso. Elas andam juntas, sendo a criatividade o primeiro passo para a inovação.

Exercitar pensamentos criativos que gerem inovação exige estímulos, seja para conectar pessoas, experimentar novas formas de resolver problemas ou criar novos projetos. Nesse contexto, considerando que a criatividade é potencializada pela troca de percepções, informações e ideias, a qualidade da comunicação ganha um destaque importante.

Um dos maiores equívocos dos gestores que desejam desenvolver a criatividade em equipes híbridas está na tentativa de estimular ideias da mesma forma utilizada no modelo presencial. Isso porque, presencialmente ocorrem momentos informais de interação que favorecem o potencial criativo dos colaboradores. No caso de ambientes híbridos, tentar criar encontros virtuais para interações informais pode se tornar mais um compromisso e levar as equipes à exaustão, sem resultar em interações espontâneas. É importante compreender que a quantidade de comunicação remota, síncrona ou assíncrona, nem sempre resulta em qualidade. Assim, torna-se necessário estabelecer um novo modelo de comunicação virtual mais eficiente e empático com a equipe.

Considerando que equipes engajadas, com vontade autêntica de contribuir no alcance dos objetivos da unidade, tendem a ser mais criativas, manter claro o propósito de trabalho também é um importante fator para favorecermos a inovação.

Pelo exposto até aqui, podemos perceber a importância da atuação do gestor na construção de um ambiente criativo e inovador. Nesse sentido, é necessário desenvolver habilidades que permitam aos gestores estar atentos aos conceitos ligados à inovação, preparados para perceber mudanças e dispostos a correr riscos a partir de novas ideias e estratégias. Esse perfil de liderança inovadora também deve contemplar a utilização de novas tecnologias, a valorização do capital humano e o uso da intuição além da razão. 

Eis algumas sugestões que podem auxiliar você, gestor, a inspirar a criatividade e a inovação em sua equipe:

  • Estimular a autonomia com foco nas pessoas - A partir das competências individuais, é importante dar autonomia para o desenvolvimento das atividades e liberdade para criar.
  • Praticar e registrar a troca de ideias - Possibilitar momentos para a troca de ideias, desconectados das atividades cotidianas da equipe, pode favorecer a criatividade. O brainstorming, ou debate de ideias, reduz o compromisso imediato com resultados e contribui para organizar diferentes percepções sobre um mesmo tema (construção conjunta). Esta troca pode ser síncrona, em encontros presenciais ou virtuais, ou assíncrona, com registros em chats ou documentos compartilhados.
  • Encorajar a colaboração entre unidades de trabalho - Inovar requer a colaboração de pessoas com diferentes visões. O trabalho remoto pode ter reduzido a comunicação com outras unidades, mas, neste momento, o trabalho híbrido resgata a possibilidade de renovar o networking, restabelecendo parcerias e relações de trabalho.
  • Evitar competição - No processo criativo, a vontade de ter suas ideias aceitas pode criar um clima de competição entre os colaboradores. No entanto, é importante que a equipe abrace as ideias de todos para que se mantenham motivados a contribuir. Este processo é facilitado quando o foco está no melhor para a equipe.
  • Celebrar os pequenos sucessos - Cada nova ideia implantada deve ser comemorada. Parabenize as iniciativas de sucesso e incentive a equipe a seguir apresentando propostas inovadoras.
  • Criar um ambiente seguro - O medo é inibidor da criatividade. Se o colaborador se sentir ameaçado de alguma forma ao pensar novas soluções para os problemas, certamente a inovação não despontará.

É importante que as pessoas trabalhem juntas para encontrar soluções e percebam sua contribuição para a melhoria da unidade de trabalho. O espaço para novas ideias, ainda que não pareçam geniais à primeira vista, deve sempre estar disponível, independentemente do meio de comunicação, seja por reuniões presenciais, virtuais, chats, documentos compartilhados ou outro que se adeque ao perfil da equipe.

Em tempos de trabalho híbrido, líderes inovadores incentivam a criatividade reduzindo distâncias e respeitando a autonomia nas relações de trabalho.  Na cultura de inovação, a melhor ideia pode vir de qualquer pessoa.

Até a próxima dica!!       

 

Elaboração:
Alma Serena Barbosa Satto
Bruna Fernandes Alves Cascais
Marcelo Dias e Silva
 
 
Referências:
Ambiente Híbrido pode destravar a Inovação. Disponível em: <https://forbes.com.br/carreira/2022/02/o-ambiente-hibrido-pode-destravar-a-inovacao/> Acesso em 31 jul 2022.
A cultura da inovação e a criação de ideias no trabalho hibrido. Disponível em: <https://theshift.info/hot/a-cultura-da-inovacao-e-a-criacao-de-ideias-no-trabalho-hibrido/> Acesso em 30 jul 2022.
Lideranca Inovadora no Trabalho Hibrido. Disponível em: <https://www.mariaaugusta.com.br/lideranca-inovadora-trabalho-hibrido/> Acesso em 30 jul 2022.
Trabalho Híbrido. Disponível em: <https://www.hsbs.com.br/blog-trabalho-hibrido/> Acesso em 25 jul 2022.
A Cultura da Inovacao e a criação de ideias no trabalho hibrido. Disponível em: <https://theshift.info/hot/a-cultura-da-inovacao-e-a-criacao-de-ideias-no-trabalho-hibrido/?act=oknewsletter> Acesso em 25 jul 2022.
Como Desenvolver a Criatividade no Trabalho Remoto. Disponível em: <https://theshift.info/hot/como-desenvolver-a-criatividade-no-trabalho-remoto/> Acesso em 24 jul 2022.