Dicas de gestão

Voltar Liderança autêntica

A autenticidade e a transparência são pilares para o aumento da confiança entre as pessoas e, por consequência, tendem a favorecer a agilidade na realização das atividades e na tomada de decisão. Em ambientes em constante mudança, ter líderes autênticos e colaboradores engajados é essencial para que os objetivos sejam atingidos. 

A liderança autêntica é uma abordagem que valoriza a construção da legitimidade de um líder por meio de relações honestas com seus colaboradores. A partir das relações de confiança que os líderes são capazes de contribuir para melhorar desempenhos individuais e de equipes. 

A base desta abordagem surge da história pessoal e profissional do gestor, incluindo eventos de vida que direcionam a formação da liderança. O modo como interpretam essas histórias formam a sua identidade e influenciam sua ética e seus valores, componentes essenciais para o desenvolvimento de líderes autênticos.

Um líder autêntico é aquele que lida com seu trabalho além de seus interesses. Ele ajuda a criar um ambiente onde as pessoas não apenas confiam em sua capacidade de exercer a função, mas também em seus motivos para fazê-lo.

Então, o que o gestor pode fazer para ser mais autêntico com suas equipes?

  1. Autoconsciência e autorrealização - Líderes autênticos são pessoas autorrealizadas, ou seja, conscientes de seus pontos fortes e fracos, das suas limitações e emoções. Com isso, se sentem seguros para mostrar sua verdadeira identidade a todos com quem convivem. Não agem diferente quando estão longe dos liderados e não escondem os desafios do cotidiano. Por isso são considerados mais confiáveis.
  2. Paixão pela profissão – Um dos principais benefícios de agir com autenticidade é favorecer maior tranquilidade no ambiente organizacional. Isso porque, ao não esconder suas fraquezas, o líder se sente mais à vontade e não vulnerável perante a equipe. Isso facilita a conexão e faz do trabalho não apenas uma obrigação, mas também uma paixão que se reflete em suas ações e conquistas.
  3. Pensamento de longo prazo - O líder autêntico sabe que é necessária uma longa jornada para mudar comportamentos, implementar mudanças, inspirar desenvolvimento e ganhar a confiança das pessoas. Por isso, investe nas relações e na comunicação com transparência.
  4. Vontade de mudar o mundo - Um líder autêntico se destaca pela busca constante pelo melhor (vontade de mudar o mundo), com ideais inspiradores e motivadores. A partir do momento que ele conhece sua real capacidade, passa a buscar pessoas que compartilhem do seu ideal com o propósito de construir uma equipe que atue em harmonia e entregue o seu melhor.

Como resultado da liderança autêntica, temos um ambiente organizacional mais feliz, com pessoas realizadas e com grandes oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Vale destacar que o sucesso de uma equipe não depende exclusivamente de seu líder. No entanto, o líder autêntico, atualizado e conhecedor das necessidades das pessoas da equipe, terá maior facilidade para lidar com possíveis dificuldades que possam surgir.

Por fim, lembre-se que sempre há oportunidades para desenvolver seu estilo gerencial e praticar formas de liderança nas quais prevaleçam a autonomia, a empatia, a responsabilidade e a cooperação.

E então, você se desenvolve para ser reconhecido como um líder autêntico?

Até a próxima dica!

O líder do passado era uma pessoa que sabia como dizer. O líder do futuro será uma pessoa que sabe como perguntar. Peter Drucker

Elaboração:
Alma Serena Barbosa Satto
Bruna Fernandes Alves Cascais
Marcelo Dias e Silva
Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
 
Referências:
O poder da Liderança Autêntica. Disponível em: <https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/o-poder-da-lideranca-autentica> Acesso em 28 maio 2022.
Líder Autêntico. Disponível em: <https://www.docstibrasil.com.br/10-maneiras-lider-autentico/> Acesso em 30 maio 2022.
Líder Moderno. Disponível em: <https://www.grupomathesis.com.br/lider-moderno-descubra-quem-ele-e> Acesso em 1º jun 2022.
É preciso ser autêntico. Disponível em: <https://melhorrh.com.br/e-preciso-ser-autentico/> Acesso em 1º jun 2022.