Dicas de gestão

Voltar O que é a gestão de processos de trabalho?

Gerenciar o trabalho em momentos de crise resultantes de demandas extraordinárias, prazos limitados ou contingências, como os que estamos vivenciando, é uma das atividades relacionadas à competência gerencial denominada Gerenciar processos de trabalho visando à melhoria contínua.

O desenvolvimento desta competência possibilita ao gestor conhecer melhor as atividades realizadas, definir ou melhorar procedimentos, mensurar resultados e contribuir para a sinergia entre pessoas e unidades. A gestão de processos de trabalho ainda favorece a agilidade na tomada de decisão, a economia de recursos, a padronização e a transparência nos processos, a otimização do tempo, o fortalecimento de papéis e o aumento da satisfação da equipe e dos clientes da unidade.

O modo como desenvolvemos nossas atividades profissionais é denominado processo de trabalho. O termo "processo" refere-se a um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir uma entrega. (HAMMER E CHAMPY;1994).

O Gerenciamento de Processos de Trabalho ou Business Process Management (BPM) é uma abordagem que define métodos para identificar, desenhar, executar, documentar, monitorar e avaliar processos de trabalho, automatizados ou não, com foco no alcance de resultados alinhados aos objetivos estratégicos organizacionais.

Algumas etapas são fundamentais na gestão e na melhoria contínua dos processos de trabalho: a identificação e a priorização de processos críticos, o mapeamento de processos, a análise, o redesenho, a implantação das melhorias e o monitoramento. Neste sentido, a evolução constante no gerenciamento de processos de trabalho, de forma colaborativa, deliberada e inovadora, contribui para o alcance de objetivos com maior agilidade.

Na página sobre Competências Gerencias no Portal do Servidor, estão disponíveis conteúdos e recursos de aprendizagem (cursos, leituras e multimídias) que podem contribuir para o desenvolvimento desta importante competência. Aproveite!

"Nenhum sistema é melhor do que as pessoas que vão operacionalizá-lo." Autor desconhecido

Continue acompanhando as próximas dicas!

Elaboração:
Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
 
Fonte:
HAMMER, Michael; CHAMPY, James. Reengineering the corporation. New York: HarperBusiness, 1994.